A 20ª edição do Rio Mountain Festival exibirá, entre os dias 15 e 19 de outubro de 2025, 30 filmes de esportes de aventura, natureza e cultura de montanha, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) – entre eles, 6 brasileiros.
Para comemorar a semana da criança, o festival contará também com atividades gratuitas, de quarta à domingo, das 10 às 18h, como muro de escalada, slackline (com o renomado slackliner Gideão de Melo) e oficina de pintura de objetos com ênfase na natureza comandado por Adriane Ferreira (DrilifyArt). Além disso, o festival instalará um simulador de asa-delta no Centro Cultural Correios.
Entre os destaques internacionais, estão os filmes:
- O premiado argentino “BILLY”, de Pablo Damián Schiel, conta a história de um avô de 70 anos que parte para uma viagem de esqui, carregando medos, anseios e conflitos internos dessa, que pode ser a sua última aventura.
18/10 (sábado), às 19h
- “Mulheres e o vento / Woman and the wind”, da diretor- a Alizé Jireh, uma das três velejadoras que partem para uma jornada pelo Atlântico Norte, seguindo o movimento da poluição plástica. A veterana velejadora Kiana Weltzien também está nessa aventura que parte da Carolina do Norte, navegando pela Corrente do Golfo até a Europa.
16/10 (quinta-feira), às 15h
- “Em outros lugares / Elsewhere”, de Gabriele Canu. O filme traz a amizade de escaladores italianos em uma expedição por um lugar inexplorado. De protagonistas principais passam para coadjuvantes de relacionamentos e do montanhismo como curador da alma.
19/10 (domingo), às 16h
Entre os 6 filmes nacionais, estão:
- “O engraxate que escalou o Everest”, longa do diretor Ian Las Ruas que narra a determinação do montanhista Rosier Alexandre, que após uma infância pobre vivida na árida caatinga brasileira, conquistou o pico mais alto de cada um dos sete continentes, inclusive o Monte Everest.
16/10 (quinta-feira), às 19h.
- “Solo Sagrado”, de Felipe Lombardi e Jurandir Santos, que traz imagens belíssimas da escalada solo de Amarildo Chermont em uma das vias mais clássicas do Brasil: Face Leste, do Pico Maior de Friburgo, no Parque Estadual dos Três Picos, a meca da escalada brasileira.
17/10 (sexta-feira), às 19h.
Na linha ambiental, “Serra Fina: além das cinzas”, de Leo de Souza Santos e Roberta Sauerbronn, retrata a união de montanhistas, bombeiros e moradores locais para apagar um incêndio florestal na Serra Fina, deixando um alerta sobre o turismo descontrolado.
15/10 (quarta-feira), às 17h
O Festival exibirá, ainda, o filme “Out Of the blue”, de Sébastien Montaz-Rosset, premiado pela International Alliance for Mountain Film, que mostra a união de artistas de rua (acrobatas) e alpinistas de montanha em um projeto nos picos de Oberland, na Suíça – uma missão desafiadora que rende belas imagens na altitude.
19/10 (domingo), às 18h
Exposição fotográfica e literatura
A programação também inclui a exposição fotográfica “Patagônia, montanhas d’água”, de Luan Chaves, fotógrafo com produção autoral, que retrata a paisagem, fauna e a cultura patagônica. Além disso, acontecerão encontros com autores, como Jorge Cáceres, do livro "No caminho de Santiago", Susi Saito, autora de “Alma Ciclo Viajante” e o lançamento do “Guia de sinalização para rotas de Cicloturismo e Trilhas no Brasil”, com Luiz Saldanha.
De 15 a 19/10, das 10 às 18h.
Concurso Fotográfico “Montanhas do Mundo”
Todos os anos o Rio Mountain Festival organiza o Concurso Fotográfico “Montanhas do Mundo”, aberto a fotógrafos amadores e profissionais. O vencedor do concurso recebe o Troféu Corcovado e terá suas fotos exibidas na Exposição Fotográfica da próxima edição do Rio Mountain Festival.
Os jurados são fotógrafos conhecidos no meio outdoor: Marcello Cavalcanti, Taísa Maar, Pedro Cury, Rebeca Reis e Rafael Duarte.
“Todos os anos trazemos as tendências dos esportes de aventura pelo mundo. A edição comemorativa dos nossos 20 anos, além de mais de 30 filmes, tem o objetivo de incluir as crianças desde cedo na vida ao ar livre e de cultura de montanha, oferecendo diversas atividades”, conta Alexandre Diniz, diretor do Rio Mountain Festival, que acaba de entrar para a International Alliance for Mountain Film, importante instituição dos festivais de cinema de montanha no mundo.
Rio Mountain Festival 2025
Data: 15 a 19 de outubro de 2025
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)
Estudantes, idosos e clientes com cartões Banco do Brasil pagam meia-entrada.
Ingresso em bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB, a partir das 9h do dia da exibição do filme.
Programação completa: https://riomountainfestival.com.br/edicao-2025/programacao/
Todas as demais atividades são gratuitas: papo com autor, exposição fotográfica, muro de escalada, slackline, oficina e simulador de asa-delta (atividade localizada na praça do Centro Cultural Correios).
Para participar das palestras e do papo com autor, é necessária a retirada de senha na bilheteria, no dia da atividade, pois há limite de vagas.
Ingressos: bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB, a partir das 9h do dia da exibição do filme.
ATENÇÃO: Domingos, das 8h às 9h - horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).