ARTE E CULTURA >> Evento

  • Shark Week do Aquário Marinho do Rio - 4ª edição

    Da Redação em 08 de Julho de 2021    Informar erro
    Local: Aquário Marinho do Rio
    ENDEREÇO: Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos Armazéns 7 e 8 do Porto do Rio)
    DETALHES: De segunda à sexta, das 9h às 17h (com entrada no circuito até às 16h). Aos fins de semana e feriados, das 9h às 18h (com entrada no circuito até às 17h)  | Ingressos: a partir de R$ 70  
    LINK: Clique aqui e visite o site
    A quarta edição da Shark Week do AquaRio tem o objetivo de conscientizar os visitantes sobre a importância da conservação dos tubarões, já que muitos estão ameaçados de extinção. Uma recente pesquisa publicada na revista Nature, em fevereiro deste ano, mostrou que as populações de tubarões e raias que vivem em alto mar diminuíram 71% entre 1970 e 2018 por causa da pesca desenfreada. Ainda segundo o estudo, para cada dez tubarões encontrados em mar aberto na década de 70, hoje há somente três. 
     
    Considerado um dos predadores mais poderosos dos oceanos, os tubarões habitam o imaginário popular e são tema da quarta edição da Shark Week do Aquário Marinho do Rio. Será um mês inteiro de comemorações com exibição de vídeos e atividades educacionais que estarão disponíveis para os visitantes de 8 a 31 de julho. 
     
    Uma das novidades da Shark Week é a “Gruta dos tubarões”. No local, conteúdo educativo sobre as diversas espécies que existem  irão agradar adultos e crianças! Os visitantes também irão se surpreender com as atividades do “AquaEduca”.
     
    De segunda à sexta, sempre às 14h, educadores e tratadores irão contar as curiosidades sobre os cuidados e pesquisa com os tubarões que vivem em seus tanques, como Donald e Gastão, representantes da espécie Mangona (Carcharias taurus), e Ritinha e Zeca, o casal de tubarões-leopardo (Stegostoma fasciatum), entre outros. 
     
    Ainda no âmbito educacional, o AquaRio irá mostrar às crianças — a partir de 5 anos — um pouco da rotina de um pesquisador de tubarões. Os pequenos poderão ver de perto uma réplica de um tubarão para entenderam como os profissionais fazem para identificar a espécie, medir e pesar o animal. Com isso, poderão se conscientizar sobre o risco e a conservação das diversas espécies. 
     
    “O nosso objetivo é virar a chave do medo para o amor, por esses reais dos oceanos, fazendo dos nossos visitantes verdadeiros aliados da conservação dos tubarões”, explica Patrícia Rocha, bióloga marinha e responsável pela equipe educacional do AquaRio. 
     
      
     
    Para os visitantes que adoram tirar fotos, o AquaRio colocará fundos instagramáveis ao longo do circuito e atividades interativas. Além disso, os mais de 3 mil animais dos 28 tanques ganharão enriquecimentos ambientais especiais. 
     
    Próximo ao túnel do Grande Tanque Oceânico, haverá exibição de vídeos que contam os cuidados dos tubarões que vivem no AquaRio. 
     
    Edição especial online 
     
    No dia 14 de julho, às 18h, haverá uma live especial com o biólogo marinho e gerente técnico do AquaRio, Rafael Franco. Ele esclarecerá a importâncias dos tubarões, curiosidade, os cuidados e o papel dos bons aquários na conservação das diversas espécies.
    Informações e compra de ingressos: www.aquariomarinhodorio.com.br
     
    Foto: Alexandre Macieira


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Destruído por um incêndio em 2015, reabre o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo
      Saiba Mais
      Arte, cultura, educação ambiental e tecnologia na Ilha de Paquetá
      Saiba Mais
      São Pedro da Serra realiza Mostra Competitiva de Arte de Rua, inscrições até 30 de agosto
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO