O ciclo de simpósios do movimento SOS Brasil Soberano, que aborda o grave momento que o país enfrenta, por meio da discussão de assuntos relevantes para a retomada do crescimento, chega à sua quinta edição. O tema, agora, é o Setor Elétrico – qual o melhor modelo para o Brasil.
Realizado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), em novo formato, o simpósio será exclusivamente transmitido on line pelo Facebook*. O público pode acompanhar e fazer perguntas via internet.
Palestrantes
José Antonio Feijó de Melo – Professor e Engenheiro Eletricista, formado pela Escola de Engenharia da UFPE. Pertenceu aos quadros da CELPE (Distribuidora Estadual de Energia/PE) e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Participa da ONG Ilumina (Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico Brasileiro). Autor do livro As concessões hidroelétricas e o entulho neoliberal, entre outros.
Ronaldo Bicalho – Doutor, pelo IE/UFRJ, 1997. É pesquisador do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha na área de mudanças estruturais e institucionais nas indústrias de energia, com foco na Energia Elétrica e Política Energética.
Wladimir Pomar –
Jornalista e
escritor, ajudou a fundar o
Partido Comunista do Brasil (PC do B) em 1962. Foi um dos fundadores do
Partido dos Trabalhadores e integrou a executiva nacional do PT (1984-1990). Colabora regularmente com o jornal
Correio da Cidadania e a revista Teoria e Debate. É autor de diversos livros e estudos sobre a
China, entre os quais o
Enigma chinês: capitalismo e socialismo. E também sobre a história do Brasil e da esquerda brasileira, como o livro
Quase lá, Lula e o susto das elites.
O presidente do Senge/RJ, Olímpio Alves dos Santos, fará a mediação. Na plateia, entre os debatedores que farão comentários e perguntas aos palestrantes, a jornalista Alexania Rossato, da direção nacional do Movimento dos atingidos por barragens/MAB; o contra-almirante Alan Paes Leme; o Coronel da Reserva Remunerada do Exército Brasileiro, Paulo Roberto Costa e Silva; e o professor Newton Oliveira.