A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) completa 70 anos nesta sexta-feira (4). Para marcar a data, haverá uma cerimônia on-line, às 15h, com homenagens para os funcionários mais antigos, premiações, bem como um show especial com Noca da Portela cantando clássicos do samba, que será transmitida pelo canal da TV Uerj no YouTube .
Nessas sete décadas, a instituição se consolidou como símbolo de resistência, inserção social e ensino de excelência, figurando como uma das melhores universidades públicas do país. A Uerj está presente em sete municípios, além do Rio de Janeiro: Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, São Gonçalo, Angra dos Reis, Duque de Caxias e Resende, ajudando no desenvolvimento local, com ênfase no ensino, extensão e pesquisa.
A universidade é pioneira quanto à adoção do sistema de cotas no vestibular, do ensino noturno e da implantação de uma Ouvidoria, posicionando-se sempre à frente das políticas afirmativas e inclusivas.
No campo da extensão e cultura, a Uerj se destaca por abrigar importante equipamento cultural na zona norte da cidade, com dois teatros - entre eles o Teatro Odylo Costa, filho, segundo maior do Rio de Janeiro -, três galerias de arte, uma concha acústica, bem como o Ecomuseu Ilha Grande, que guarda as memórias do ex-presídio de segurança máxima, Instituto Cândido Mendes, em Vila Dois Rios.
Para celebrar todas essas conquistas com a segurança exigida pela pandemia para a comunidade de 30 mil alunos, 2.670 professores e 5.160 técnicos, a Solenidade Comemorativa dos 70 Anos da Uerj será realizada exclusivamente on-line. Durante o evento, haverá um agradecimento aos servidores que completam 25 anos e 40 anos de contribuição à Universidade e serão anunciados os vencedores do Prêmio Docência Dedicada ao Ensino da Graduação, atribuído aos professores mais votados pelos estudantes. Haverá ainda o lançamento da Rede UerjPlan, voltada ao planejamento estratégico e ao orçamento participativo da Universidade.
E para encerrar, samba da melhor qualidade: uma live com o cantor e compositor Noca da Portela, acompanhado por Diogão Pereira no cavaquinho e Igor Lemos na percussão. Às vésperas de completar 88 anos, o sambista e autor de mais de 300 músicas recebeu este ano o título de Doutor Honoris Causa conferido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Memória
No
site da Universidade, a página de Memória reúne conteúdos multimídia dedicados aos 70 anos, como o livro lançado pela Editora da Uerj, o vídeo comemorativo da TV Uerj e a playlist elaborada pela Rádio Uerj com depoimentos de personalidades que frequentaram a Universidade, como Paulo Freire, Betinho, Darcy Ribeiro e Milton Santos.