A 33ª edição do Arte de Portas Abertas (APA), que acontece nos dias 27 e 28 de setembro e 04 e 05 de outubro de 2025, terá como grande destaque a ampliação da acessibilidade cultural, em parceria com o Instituto Percepções.
O evento, que transforma Santa Teresa em uma grande galeria a céu aberto, receberá a exposição do artista pernambucano Manasses Andrade (1955–2021) no Museu Casa Benjamin Constant. Conhecido por sua trajetória marcada pela arte como instrumento de transformação social, Manasses também foi fundador do Instituto Percepções, entidade dedicada à inclusão cultural.
A mostra contará com recursos que garantem acesso universal, como:
catálogo acessível impresso em tinta e Braille;
audiodescrição das obras via QR Code;
legendas ampliadas associadas a versões em Braille;
vídeo institucional com áudio, legendas e tradução em Libras;
intérprete de Libras na abertura da exposição.
No dia 05 de outubro, o museu receberá uma oficina cultural acessível para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, incluindo participantes com deficiência física, sensorial, intelectual ou psicossocial. A atividade será inspirada na vida e obra de Manasses Andrade, que conviveu com deficiência física e utilizava cadeira de rodas.
Além da exposição e da oficina, o Instituto Percepções implementará outras medidas durante o Arte de Portas Abertas 2025, como:
capacitação das equipes e servidores do Museu Casa Benjamin Constant sobre práticas inclusivas;
tradução em Libras de vídeos de divulgação;
impressão de materiais informativos em Braille para distribuição nos ateliês e pontos de visitação;
atuação de intérpretes de Libras nos principais eventos presenciais.
Com essas ações, o Arte de Portas Abertas reafirma seu compromisso de democratizar o acesso à arte, transformando Santa Teresa em um espaço verdadeiramente inclusivo, participativo e plural.