O Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho, conhecido como Castelinho do Flamengo, reabre parcialmente depois de obras de revitalização por meio do Programa Cultura do Amanhã, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
A primeira etapa das intervenções de restauro e revitalização será entregue neste sábado (21/12), às 16h, com a inauguração da Galeria Angelo Venosa, no térreo.
A mostra inaugural da nova galeria será “Clube: pinturas de berço”, do artista plástico Maxwell Alexandre, um dos mais conceituados nomes da arte contemporânea. A tarde terá ainda apresentação da DJ Kohama, com um repertório focado em ritmos brasileiros.
De estilo eclético, o Castelinho possui três pavimentos e localiza-se na Praia do Flamengo, 158. Foi projetado pelo arquiteto italiano Gino Copede e executado pelo arquiteto brasileiro Francisco dos Santos, entre 1916 e 1918.
Após a abertura da galeria, o imóvel, que é tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, seguirá em reforma. A previsão é de que o restauro integral, com a recuperação estrutural do casarão, seja entregue em agosto de 2025.
O nome do Centro Cultural é uma homenagem ao dramaturgo, ator e diretor de TV, Oduvaldo Vianna Filho, carinhosamente chamado de Vianinha.
Fonte: Prefeitura do Rio