Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Anita Malfatti são alguns dos nomes homenageados na Exposição em Comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 22, que acontece de 3 de dezembro a 28 de janeiro de 2023 na fachada do Centro Cultural Correios.
Com curadoria de Vera Simões, da Galeria VerArte, a mostra reúne 13 banners gigantes produzidos por artistas contemporâneos que têm como inspiração a obra de grandes nomes do movimento que mudou a arte brasileira.
São registros fotográficos de grandes obras e locais marcantes para aquela semana, como o Teatro Municipal de São Paulo, e também dos trabalhos criados especialmente para a exposição que unem fotografia e bordado, pinturas, esculturas.
Os artistas
Antonietta Tordino - Considerada memória viva da arte, Antonietta faz parte do Grupo Santa Helena, que surgiu após a Semana de 22.
Dóris Geraldi - A escultora trabalha o corpo humano, sobretudo, o feminino. Faz sua homenagem a Victor Brecheret, em especial a obra “Bailarinas”.
Fernanda Fernandes - A fotógrafa registrou pela tela do celular a exposição sobre Tarsila do Amaral, no MoMa - em Nova York. Além do registro fotográfico, após 100 anos de história, temos um comparativo histórico.
Gaby Alves - A artista visual trabalha a fotografia e o bordado em sua homenagem a Anita Malfatti, marcando sua linguagem com agulha e linha.
Leila Lagonegro - A pintora faz homenagem ao pintor modernista John Graz. No seu comparativo, ilustra a vida cotidiana.
Malu Mesquita - A fotógrafa registrou uma das casas do arquiteto e artista Flávio de Carvalho, em Valinhos, no interior de SP, trabalhando as perspectivas e os elementos do tempo.
Máximo Hernandez - O fotógrafo registrou um dos ângulos do Theatro Municipal de São Paulo, que abrigou a Semana de Arte Moderna de 1922.
Patrícia Lopes - Concretiza o olhar sobre Di Cavalcanti, apropriando-se de partes, figuras e elementos de sua obra, desconstruindo a composição figurativa e reconstruindo-a, através de um novo recorte de vida contemporânea.
Rose Rossetti - A escultora apresenta sua interpretação da obra ‘Abaporu’, de Tarsila do Amaral.
Silvana LaCreta Ravena - A pintora faz homenagem a Lasar Segall, trabalhando cores em movimento orgânico.
Vera Pimenta - A pintora homenageia a obra de Di Cavalcanti, com atenção a paixão que tinha pelas mulheres brasileiras e a sensualidade tropical em todos os elementos que usa em sua obra.
Zetti Neuhaus - Escultora que faz homenagem a Maria Martins, na linguagem dos fios que compõem formas.
Zina Kossoy - A fotógrafa faz homenagem a Victor Brecheret, registrando suas esculturas.