ARTE E CULTURA >> Exposição

  • Circuito Oriente: artes visuais movimentam Santa Teresa em setembro

    Da Redação em 29 de Setembro de 2019    Informar erro
    Circuito Oriente: artes visuais movimentam Santa Teresa em setembro

    Santa Teresa é palco para as artes visuais com mais uma edição do Circuito Oriente, que articula oito mostras inéditas em aberturas simultâneas movimentando os espaços Estudio Dezenove, Canto da Carambola, Ateliê dos Artífices, QTRAZ, LABPROA252, Galeria Modernistas, Casa Blu e Casa Amarela em busca de uma nova dinâmica para o setor.
     
    O projeto é um esforço coletivo com uma relação de mútua cooperação entre os espaços de exposição que agregam a pauta de um programa claro, conceitos bem definidos, e de fácil entendimento do público, além de uma programação de debates com os artistas e curadores no mês de outubro.
     
    A programação está resumida no guia-passaporte, sucesso nas edições anteriores, que agora outra vez é editado para orientar o público. Ao ver todas as exposições o visitante passa a concorrer a prêmios que serão sorteados no fim do período das exposições.
     
    O Circuito Oriente é coordenado por Julio Castro, artista visual e professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, com trajetória de exposições no Brasil e no exterior, em parceria com a Ana Prado, artista visual, arquiteta, doutoranda em estudos sobre arte e cidade.
     
    EXPOSIÇÕES
     
    ESTUDIO DEZENOVE
     
    PRÁTICAS DA PASSAGEM - Rubens da Silva
    Na exposição do artista paranaense/paulistano/carioca/goiano, passagem é a mudança não só de território, mas de nome, de ponto de vista, de modos de operar o real, um improviso que faz eco no experimentar de materiais, situações e questionamentos. Num dos trabalhos, a imagem do pai morrendo – uma incorporação do expressionismo brasileiro do artista modernista Flávio de Carvalho – serve como ponto de partida para a história das impermanências que essa passagem aponta.
     
    O VOO DE LADY LENE
    Pintura Mural na Rua do Oriente 137 desenvolvida coletivamente na oficina “Stencil em base fotográfica - da gravura à arte pública” na EAV Parque Lage com a participação de Alba Azevedo, Alfa Sequeira, Beatriz Furtado, Edilene Junger, Juan Barbosa, Lucas Fares, Monica de Mello, Pólita Gonçalves, Regina Goulart, Pedro Ivo, Ana Clara Lemos e Julio Castro.
     
    Período: 29 de setembro a 19 de outubro mediante agendamento.
    Travessa do Oriente 16/A  | 21 2232 6572
    www.estudiodezenove.com
     
    CANTO DA CARAMBOLA
     
    PICTORICIDADES
    Davi Baltar, Diogo Santos Bessa, Elmo Martins, Hugo Bernabé, Luiz Rocha, Maurício Kiffer, Paulo Jorge Gonçalves, Renan Henrique Carvalho
    Exposição coletiva com oito artistas que se dedicam e discutem a pintura em diversas frentes matéricas e conceituais. Curadoria de Paulo Jorge Gonçalves e Elmo Martins
     
    Período: 29 de setembro a 19 de outubro mediante agendamento.
    Rua do Oriente 123 | 21 2210 0289
     
    ATELIÊ DOS ARTÍFICES
     
    TABU
    Tarso Gentil
    O artista exibe um conjunto de trabalhos onde faz referência das pinturas rupestres como base para suas criações, personagens, figuras, contos e histórias, que vão do ancestral ao afrofuturismo. Constrói imagens entre o sagrado e o profano numa linha tênue entre a arte e a ancestralidade, entre a sociedade e o indivíduo, entre o corpo e o espírito.
     
    Período: 28 de setembro a 19 de outubro, de terça a domingo das 18 às 24h.
    Largo das Neves 4 | 21 2572 1242/ 98119 7269
    www.ateliedosartifices.com.br
     
    QTRAZ
     
    ECLOSÕES: ALÉM DAS TÉCNICAS
    Alex Nery, Ana Clara Guinle, Claudio Partes, Frederico Arêde, Igor Azeredo, João Duarte Waddington, Lícius Bossolan, Luana Manhães, Maria Eduarda Gurjão, Martha Werneck, Matheus Grimião, Pedro Neves, Pérola Bonfanti, Regina Dantas, Reis Marques 
     
    Quinze artistas contemporâneos apresentam trabalhos que fazem parte de sua produção mais recente ou que foram essenciais como fio para suas atuais pesquisas. Entre eles artistas que passaram pelos cursos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, professores e graduados nos cursos de pintura e gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ.
     
    Período: 29 de setembro a 19 de outubro mediante agendamento.
    Rua Terezina 12 | 21 979093726 Ana / 21 990020644 João
    www.instagram.com/q_traz
     
    LABPROA252
     
    ANACRONISMOS 
    Beatriz Pimenta, Gabriela Mureb, Luciano Vinhosa, Monica Coster
     
    O LABPROA252, extensão do Laboratório de Processos Artísticos da EBA/UFRJ, apresenta quatro artistas com diferentes pesquisas que se conectam ao trazerem objetos e técnicas que não são emblemáticas de nosso tempo. As propostas de Beatriz Pimenta, Sonhos de Pureza; Gabriela Mureb, Sem Título (motor); Luciano Vinhosa, Ensaios; Monica Coster, O caminho do apetite; ao combinarem mitos indígenas, grades medievais, objetos coletados em feiras de usados, peças de argila, motores e amplificadores, instigam a memória dos visitantes provocando sensações inusitadas.
     
    12 de outubro aberto das 16 às 22h.
    Aos fins de semana até 20/10 visitas mediante agendamento por email: labproa252@gmail.com
    Rua Monte Alegre 252 fundos/subsolo s101
     
    GALERIA MODERNISTAS
     
    PRIMAVERAS
    Carmen Givoni, Dirce Fett e Sandra Fioretti
     
    A mostra reúne artistas que se unem para um olhar afetuoso e reflexivo sobre a paisagem e o tempo. Carmen Givoni, Dirce Fett e Sandra Fioretti representam a natureza através de desenhos, pinturas, objetos reliquiais, onde o tempo cronológico e as estações estão presentes.
     
    Período: 29 de setembro a 26 de outubro, de quarta a segunda, das 11h às 17h e domingos, das 10h às 14h. Horários alternativos agendamento por e-mail: galeriamodernistas@gmail.com
    Direção Dony Gonçalves
    Rua Paschoal Carlos Magno 39 | 21 981393892
     
    CASA BLU
     
    TRAJETÓRIA
    Cris Rodrigues 
     
    A exposição apresenta um conjunto de trabalhos dos últimos cinco anos da produção do artista plástico e muralista. Estarão amostra, pinturas em técnica mista sobre tela, aquarelas, nanquim, gravuras e prints, que tratam em detalhes do conflito cotidiano da vida urbana nas cidades brasileiras. Muito atuante na cena da arte paulista, seus murais ilustram com intensidade situações particulares, complexas que descrevem o mundo que nos rodeia.
     
    Período: 29 de setembro a 19 de outubro mediante agendamento.
    Rua Almirante Alexandrino 1281 | 21 2051-7929
    casablu.santa@gmail.com
     
    CASA AMARELA
     
    REATORES
    Airá Ocrespo
     
    O artista propõe fazer uma performance interativa com o público, além de expor pinturas em spray sobre tela. A performance busca criar um momento de vazão da expressão visceral de todos os presentes na abertura, uma ruptura da passividade para se envolver num grande happening que resultará em uma obra coletiva, a partir da provocação feita pelo artista urbano Airá Ocrespo, e com a participação de um músico convidado.
     
    Período: 29 de setembro a 19 de outubro mediante agendamento.
    Rua Hermenegildo de Barros 163 | 21 99451-5768 (Airá)
     
    No dia 19 de outubro as exposições estarão abertas ao público simultaneamente das 14 às 19h, exceto o LABPROA252 que abrirá no sábado 12/10 das 16 às 22h.
     
    RODAS DE CONVERSA
     
    Sábado 12 de outubro 18h
    - LABPROA252
     
    Sábado 19 de outubro 18h
    - ESTUDIO DEZENOVE / CASA BLU / CASA AMARELA
     
    PASSAPORTE - GUIA DE VISITAÇÃO
    Pegue seu passaporte - guia de visitação em qualquer um dos espaços abertos no Circuito Oriente e participe de um sorteio e concorra a prêmios.
     
    Como participar do sorteio:
     
    Carimbe o seu passaporte nos espaços visitados, participe do sorteio e concorra a uma gravura original, um vale compras na loja La Vereda no valor de até R$150,00 e um jantar para duas pessoas no Restaurante Espírito Santa.
     
    Como validar o passaporte para participar do sorteio:
    1. Para validar o passaporte se faz necessário visitar todos os oito espaços expositivos.
    2. Ao visitar cada exposição solicite ao responsável o carimbo no seu passaporte.
    3. Depois que visitar as oito exposições, apresente seu passaporte todo carimbado em qualquer um dos espaços e solicite ao responsável que seu nome seja colocado numa lista com os seguintes dados: nome completo, e-mail, telefone e WhatsApp.
    4. O carimbo poderá ser feito durante todo o período da exposição de cada espaço (ver datas e horário no passaporte), e não somente no dia das aberturas. Cada local tem um critério de visitação e horário, podendo o visitante agendar previamente a visita.
    5. O sorteio será feito uma semana depois do fim das exposições e os ganhadores serão comunicados por e-mail, telefone ou WhatsApp.
     
     


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Exposição “Caboclos da Amazônia: arquitetura, design e música no Paço Imperial
      Saiba Mais
      Exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” chega ao CCBB Rio
      Saiba Mais
      Raimundo Rodriguez estreia exposição "Quadrelas Fluminenses"
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO