ARTE E CULTURA >> Exposição

  • Exposição 110 Anos da Avenida Rio Branco

    Da Redação em 09 de Agosto de 2017    Informar erro
    Exposição 110 Anos da Avenida Rio Branco
    Local: IPHAN Rio
    ENDEREÇO: Avenida Rio Branco, 46 – Centro
    DETALHES: Segunda a sexta-feira, de 9h às 17h com entrada franca até novembro.
    A mostra 110 anos da Avenida Rio Branco revela as transformações ocorridas na via desde a sua criação, em quatro grandes ocasiões: a fase anterior à abertura da Avenida, a inauguração, os dias de hoje e o amanhã. Painéis, material arqueológico e mídias digitais são utilizados para atrair a atenção do público. Diversos ambientes retratam o período pós-abertura da então Avenida Central, no início do século XX. As principais alterações na paisagem, com a evolução do centro financeiro e comercial da cidade, também estão presentes, assim como as mudanças mais recentes e ainda em curso, como a implantação do VLT. Este é representado em um painel cinético que traça a comparação com os antigos bondes e possibilita a visão da Avenida em dois momentos.
     
    Mais de cem imagens, colhidas no acervo do Museu da Imagem e do Som, da Biblioteca Nacional e do Centro Cultural da Light, entre outros, retratam a arquitetura, hábitos e costumes da época. Estes também estão representados pela montagem de uma cena, com a simulação de uma mesa posta para o jantar, com faianças portuguesas achadas na Avenida, pela empresa Documento Cultural, por ocasião das escavações para o VLT. Instalação sonora, com locuções de famosos radialistas do passado, além de teatro de sombras e quiosque contextualizando ambientes de outrora, complementam o circuito. O Edifício sede do Iphan, palco da exposição, e os 10 prédios remanescentes do concurso de fachadas promovido, em 1905, por Pereira Passos, marcando a abertura da Avenida Central também estão representados.
     
    Eventos marcantes na história da Avenida, incluindo o Carnaval, são destaque em fotos, trechos de marchinhas e vídeos. Molduras com desenhos de adereços da época permitem que o visitante faça selfies temáticas e poste nas redes sociais com a hashtag do evento. Além destas atrações, a exposição ainda conta com teatro de sombras, vitrine arqueológica e outros espaços interativos.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      “Riscar o Chão” reúne fotos e gravuras tendo o corpo em movimento no Art Sesc
      Saiba Mais
      Exposição “Caboclos da Amazônia: arquitetura, design e música no Paço Imperial
      Saiba Mais
      Fotógrafo Luiz Baltar inaugura a exposição “Rio de Cidades”
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Gloria de Castro:
        Só o prédio já vale a visita, é muito bonito ! E dá para aproveitar e conhecer o VTL, para quem ainda não o fez...


DIVULGAÇÃO