A exposição Cores da Paisagem Nápoles - Rio, no olhar de artistas italianos do século XIX, reúne quadros de vários pintores italianos estabelecidos no Brasil no século XIX, entro eles Luigi Stallone, que veio de Nápoles para ser professor de pintura da imperatriz D. Teresa Cristina, além de obras de Edoardo de Martino, também napolitano que, depois de fazer carreira no Rio de Janeiro se tornou pintor da corte britânica da Rainha Vitória e fez sucesso com suas vistas noturnas, bem como de Nicolau Facchinetti, autor das mais celebradas vistas da Baía de Guanabara.
Os quadros de museus italianos reunidos representam as duas vertentes da pintura de paisagem napolitana e de grande repercussão naquele tempo, incluindo telas de Giacinto Gigante um dos mestres da Escola de Posillipo, e de Marco de Gregorio, um dos nomes de destaque da Escola de Resina.
Essa renovação do olhar sobre a paisagem contemporânea da invenção da fotografia. Assim, a exposição propõe ainda o diálogo entre a criação fotográfica de Camilo Vedani, o fotógrafo paisagista Italiano que se estabeleceu no Rio de Janeiro, em 1859, e as images de Giorgio Sommer, que na mesma época se tornou o fotógrafo mais conhecido de Nápoles.
Realização:
Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro
Paço Imperial / IPHAN
Produção:
Artepadilla
Apoio:
Generali Brasil
Apoio Institucional:
Embaixada da Itália em Brasilia
Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro