A exposição Alair Gomes: Percursos, com curadoria do pesquisador Eder Chiodetto, tem 293 imagens das séries Sonatinas, Four Feet, Symphony of Erotic Icons, The Course of the Sun, Beach Triptych e A New Sentimental Journey.
Considerado um dos precursores da fotografia homoerótica no Brasil, Alair Gomes notabilizou-se a partir dos anos 1960 pelas fotografias que enfocam o corpo do homem belo e jovem, seguindo a tradição da história da arte, notadamente das esculturas greco-romanas. Com forte acento voyeurista, muitas de suas fotografias, realizadas entre 1960 e 1992, foram feitas a partir da janela e também no perímetro de seu apartamento na orla da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Desde então, sua produção tem sido estudada por críticos brasileiros e estrangeiros, e vem ganhando espaço em livros, revistas, galerias e museus.
A exposição, que esteve na CAIXA Cultural São Paulo em 2015 e gerou recorde de visitantes, também traz série inédita de fotografias de atletas do surf, futebol, canoagem e natação no Rio de Janeiro, além da realizada na Praça da República, em 1969, na cidade de São Paulo.
Lançamento do catálogo e palestra: 21/01/17 (sábado), às 16h
Classificação indicativa: 16 anos
Acesso para pessoas com deficiência Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal