ARTE E CULTURA >> Exposição

  • Exposição Gratuita Bordado de Caicó 12 pontos, tradição, beleza e arte

    Da Redação em 02 de Dezembro de 2021    Informar erro
    Local: Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro
    ENDEREÇO: Praça Tiradentes, 69, Centro
    DETALHES: Visitação: 7/12/2021 a 6/3/2022 | Terça a sábado, das 10h às 17h
    Os famosos bordados de Caicó, estarão em exposicão no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) a partir do dia 07 de dezembro.
     
    Com curadoria do designer Renato Imbroisi, a exposição revela a diversidade e a tradição do Bordado de Caicó, conhecido no Brasil e no mundo por sua beleza, regionalidade, excelente qualidade e acabamento impecável.
     
    A mostra permanecerá até o dia 6 de março de 2022 e traz também renovação em criações desenvolvidas nas oficinas dirigidas pelo curador junto com a designer e ilustradora Lui Lo Pumo. Ali, foram criadas novas peças e temáticas, em parceria com as bordadeiras.
     
    São temas representativos do universo cultural e ambiental da caatinga, com novos riscos, muitos dos quais feitos pelas próprias bordadeiras, ou por Lui Lo Pumo, inspirados na canção “O Rabo do Jumento” de cantor e compositor Elino Julião, nascido em Timbaúba dos Batistas, que foi gravada, inclusive, em parceria com Lenine e é conhecida por todas as artesãs da região.
     
    Em mais de 200 peças bordadas, objetos e referências culturais, o visitante da exposição vai poder vislumbrar o universo do Bordado de Caicó, que vem sendo passado de mãe para filha desde meados do século 19.
     
    Sua origem remonta à chegada de famílias vindas da Ilha da Madeira, em Portugal, para o Rio Grande do Norte. Sob influência dessas imigrantes, as mulheres daqui começaram também a fazer esse tipo de bordado, que adquiriu feições locais, sem perder traços de sua origem.
     
    Na exposição, uma saia bordada em 1906 e outros objetos centenários de um acervo familiar revelam a ancestralidade desta arte. Uma tela da artista plástica potiguar Ariell Guerra, filha de família caicoense, representando a região, foi transposta para tecidos bordados e tudo isso estará exposto.
     
    Atualmente, centenas de bordadeiras fazem desta prática seu sustento ou colaboram de maneira significativa para a renda familiar, ao mesmo tempo em que se tornam empoderadas e vivenciam a satisfação pessoal de criar e produzir artesanato bonito, valorizado e bem aceito no mercado
     
    A atividade do bordado profissional possibilita manter famílias em regiões cidades do interior do estado, mesmo em tempos de estiagem, quando os recursos vindos da agricultura se tornam escassos. E também que mães tenham ocupação remunerada enquanto cuidam dos filhos e da casa.
     
    O bordado de Caicó se caracteriza, ainda, por ser produzido em máquinas de costura de pedal. Rococó à mão. Para manter seu trabalho dentro das especificações do chamado Bordado de Caicó, as artesãs só podem utilizar 12 pontos: ponto cheio, richelieu, matiz, costurado, rococó à mão, rococó à máquina, aberto ou bainha, turco, rústico, quebra-agulha/espinho, crivo e granito.
     
    É definido geograficamente por ser praticado em 12 cidades da região do Seridó do Rio Grande do Norte: Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Serra Negra do Norte, Acari, São João do Sabugi, Jardim do Seridó, Ipueira, Cruzeta, São José do Seridó, Jucurutu e Ouro Branco. 
     
    Além das peças de decoração, moda, cama, mesa, banho e enxoval para recém-nascido, a exposição traz novas linhas de produtos, inclusive com apresentação de vídeo do desfile da coleção de moda Bonito pra Chover, realizada este ano. Foi produzido ainda um documentário sobre o Bordado de Caicó pelo Sebrae e que poderá ser assistido na exposição.
     
    No dia 7 de dezembro, a exposição será aberta ao público. Será realizada uma aula demonstrativa da prática deste bordado, também apenas para convidados. 
     
    Peças bordadas de Caicó serão comercializadas no Espaço Vitrine CRAB.

    VÍDEOS

    Lançamento Mostra Bordado de Caicó


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      MIS faz exposição em homenagem a Carmen Miranda
      Saiba Mais
      “Terra à vista e Pé na lua”, exposição sobre a obra de Ziraldo no Museu Histórico Nacional
      Saiba Mais
      Rio de Janeiro ganha versão miniatura em famoso museu alemão
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO