O Instituto Cervantes do Rio de Janeiro apresenta pela primeira vez a exposição itinerante “Notícias falsas. O poder da mentira”, já exibida em Nova York e Brasília, que será inaugurada no dia 11 de setembro.
A mostra propõe uma experiência lúdica e imersiva para revelar como as fake news evoluíram desde a Roma Antiga até se consolidarem como uma arma poderosa na era digital.
O público poderá compreender os impactos da desinformação na sociedade, na política e na economia, explorando as intenções que movem a criação de notícias falsas — da manipulação pelo caos à busca pelo lucro.
Além de refletir sobre a vulnerabilidade diante da mentira, os visitantes terão acesso a ferramentas para combater a desinformação e serão estimulados ao pensamento crítico. Ao final, uma provocação os aguarda: “Sou capaz de distinguir a verdade da mentira?”
Como prelúdio da exposição, será realizada uma mesa-redonda com profissionais de comunicação do Brasil e da Espanha, que discutirão o tema “O impacto da desinformação sobre os mais vulneráveis: a situação nas favelas”, trazendo diferentes perspectivas sobre os efeitos das fake news em comunidades que sofrem de forma mais intensa com a circulação de informações falsas.
Mesa redonda - 11 de setembro às 19h
Noventa por cento dos brasileiros admite acreditar em notícias falsas, mas a situação é agravada nos contextos mais vulneráveis. A desinformação nas favelas tem um impacto ainda maior devido a lacunas na educação, acesso a meios de comunicação verificados e exposição a notícias falsas através de plataformas sociais como o WhatsApp ou o Facebook. Esta mesa redonda procura explorar a forma como as pessoas que vivem nestas comunidades lidam com as consequências das notícias falsas e quais medidas estão sendo tomadas para as combater.
Moderador: Álvaro Medina (com Natalia Leal, e Mariane del Rei