ARTE E CULTURA >> Exposição

  • Exposição Lugar de estar: o legado Burle Marx no Museu de Arte Moderna

    Da Redação em 01 de Abril de 2024    Informar erro
    Exposição Lugar de estar: o legado Burle Marx no Museu de Arte Moderna

    Foto: Divulgação

    Local: Museu de Arte Moderna
    ENDEREÇO: Av. Infante Dom Henrique, s/n - Centro
    DETALHES: Até 26 de maio 2024
    A exposição Lugar de estar: o legado Burle Marx propõe novas leituras sobre o acervo documental do trabalho de Roberto Burle Marx (1909-1994) e de seus colaboradores, no escritório onde foram concebidos mais de 2 mil projetos paisagísticos entre os anos 1930 e 1990.
     
    Paisagista, artista multifacetado, expoente do modernismo brasileiro, Roberto Burle Marx foi autor do projeto dos jardins do MAM Rio e de diversas outras propostas que fazem parte do cotidiano dos territórios onde eles estão localizados.
     
    Para ampliar o diálogo sobre o acervo, composto por cerca de 150 mil itens, a equipe curatorial, composta por Beatriz Lemos, curadora-chefe do MAM Rio, Isabela Ono, diretora-executiva do Instituto Burle Marx, e Pablo Lafuente, diretor artístico do museu, partiu dos temas que surgem de 22 projetos do paisagista e sua equipe. 
     
    Em mil metros quadrados de área expositiva, a narrativa de “Lugar de estar” se constrói a partir de projetos urbanísticos, estudos, croquis, desenhos, fotografias e trechos de jornal somados às obras de artistas instigados a reverberar o legado Burle Marx por meio de obras existentes ou produzidas especialmente para a mostra: João Modé, Luiz Zerbini, Maria Laet, Mario Lopes, Rosana Paulino e Yacunã Tuxá. 
     
    Todas as obras e projetos de Roberto Burle Marx e seu escritório presentes na exposição pertencem ao acervo do Instituto Burle Marx.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Exposição “Caboclos da Amazônia: arquitetura, design e música no Paço Imperial
      Saiba Mais
      Exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” chega ao CCBB Rio
      Saiba Mais
      Raimundo Rodriguez estreia exposição "Quadrelas Fluminenses"
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO