Em comemoração aos seus 190 anos, o Observatório Nacional produziu a mostra "Observatório Nacional - 190 anos: uma viagem no tempo e no espaço" que fica em cartaz no Museu Histórico Nacional até fevereiro de 2018 com grande programação. Haverá sessões de planetário promovidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) nos dias 7 e 14 de dezembro; 27 de janeiro e 24 de fevereiro. As sessões de observação do sol serão divulgadas nas redes sociais do ON, do MHN e do MAST, na medida em que forem programadas e estão sujeitas às condições climáticas.
O pesquisador Cosme da Ponte Neto realizará visitas guiadas pela exposição do ON e também pela mostra "História do Brasil", circuito permanente do Museu Histórico Nacional, destacando os elementos que evidenciam a participação do Observatório Nacional na história do país. Em dezembro, haverá "Bonde da Ciência – tempo e espaço no MHN" nos dias 12, 14, 17 e 21 de dezembro, a partir das 14h. Grupos podem agendar o "Bonde da Ciência" pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br. Ao longo dos próximos três meses, outras atividades serão programadas e divulgadas nas redes sociais.
O MHN foi o local escolhido para esta celebração porque fica bem perto da primeira sede do então Observatório Astronômico, na Ladeira da Misericórdia, no extinto Morro do Castelo, estrategicamente posicionado próximo ao porto e no centro da cidade. Fundado pelo imperador Pedro I nos primeiros anos do Brasil independente, o Observatório tinha entre suas funções iniciais determinar a hora, as posições geográficas e informar sobre o clima.
A exposição apresenta os marcos institucionais ao longo da história do ON e também as pesquisas realizadas atualmente, que projetam o Observatório Nacional como referência mundial nas áreas de astronomia, geofísica e metrologia em tempo e frequência.
A mostra é uma parceria entre o Observatório Nacional, o Museu Histórico Nacional e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). A exposição contou ainda com o apoio do Instituto Nacional de Tecnologia.