Foi num momento introspectivo na sede do Ateliê Fernando Jaeger – uma simpática casa encravada numa rua tranquila do Jardim Botânico – que Regina Kato, sócia da marca no Rio, olhou para o alto e começou a imaginar uma exposição diferente... E se, em vez das paredes, as obras pendessem dos tetos aproveitando o pé-direito alto, de 4,5m de suas salas? E foi assim que começou a nascer a exposição Olhe para Cima – Espaços em suspensão, que abre ao público no dia 12 de agosto.
- É algo bem diferente, inovador e lúdico. Uma exposição aérea, não somente com móbiles e peças pendentes, mas com verdadeiras instalações que ocupam todo o teto e não somente uma parte – afirma Regina.
Com curadoria de Simone Raitzik, a mostra reúne oito duplas formadas por um artista plástico e um arquiteto, designer de interiores ou cenógrafo. Além de ambientar cada uma das salas da casa, eles criaram obras exclusivas, realizadas com materiais diferentes em cada um dos espaços transformando a loja numa grande galeria de arte e design.
Sempre importante na decoração, a iluminação também ganhou atenção especial das duplas. Em praticamente todos os ambientes, saem de cena as luminárias da marca e entram peças exclusivas criadas para a exposição pelos artistas e designers de forma a dialogar com seus ambientes.
Participam do evento: o arquiteto Pedro Rivera com o artista plástico (e seu irmão) João Rivera; a designer de interiores Camila Niskier com Thomaz Velho; o designer Diego Raposo e a artista Gabriela Batista; a arquiteta Alice Tepedino com a artista plástica Alice Gelli; o cenógrafo e designer Alê Teixeira com a artista Patricia Secco; a Grão Arquitetura com Elizabeth Rocha; o arquiteto Miguel Capanema com Danielle Cukierman; a cenógrafa Constanza de Cordova com a artista Maria Alice Salgado. Além das oito salas ambientadas, o corredor da casa também vai exibir bordados de Patricia Secco.