O Sesc Copacabana inaugura nesta quinta-feira, às 16h, a exposição Oscar Niemeyer | O Desenho na Arquitetura, com entrada gratuita.
A mostra celebra a vasta obra de um dos maiores nomes da arquitetura moderna brasileira, explorando um aspecto pouco abordado de sua produção: o desenho como expressão fundamental de seu processo criativo.
O local da exposição tem um valor simbólico especial: o projeto arquitetônico do Sesc Copacabana foi concebido pelo próprio Niemeyer, em 1982. A escolha reforça a importância do espaço como patrimônio artístico e cultural do Rio de Janeiro. Após sua estreia, a mostra seguirá em itinerância pelas unidades do Sesc em São Gonçalo e Nova Iguaçu.
A proposta da exposição
A exposição pretende despertar no público fluminense a percepção da arquitetura como parte do cotidiano e como expressão da cultura brasileira. Em seus desenhos e projetos, Oscar Niemeyer traduz a essência da modernidade brasileira por meio de linhas curvas e formas arredondadas, características marcantes de seu estilo. Carioca, Niemeyer sempre soube refletir em sua obra elementos do Brasil e do mundo, com forte compromisso social.
Organizada em cinco eixos temáticos, a mostra busca ampliar a compreensão do papel da arquitetura na vida das cidades:
Niemeyer, o desenho na arquitetura
Niemeyer Brasileiro
Niemeyer Carioca e Fluminense
Niemeyer e o mundo
Niemeyer Cidadão
Acervo e experiências
A exposição reúne um acervo íntimo e inédito, composto por fotografias pessoais, esculturas, desenhos originais, plantas técnicas assinadas por Niemeyer e textos explicativos sobre suas obras no estado do Rio de Janeiro. Mapas interativos e recursos visuais didáticos ajudam o público a entender as etapas de um projeto arquitetônico.
Duas inserções audiovisuais complementam a visita, oferecendo uma visão mais ampla do pensamento e das obras de Niemeyer, verdadeiro ícone da cultura e da arte brasileira.
Acessibilidade
Com o compromisso de democratizar o acesso, a exposição conta com recursos de acessibilidade desenvolvidos em parceria com especialistas. Entre eles:
Desenhos táteis bidimensionais de duas obras de Niemeyer, com diferentes relevos e texturas para pessoas com deficiência visual.
Visitas mediadas com profissionais especializados, mediante agendamento, adaptadas às necessidades dos visitantes e das características de cada espaço.