Até o dia 29 de junho, a Fábrica Bhering, na região central do Rio de Janeiro, vai receber a exposição gratuita Pontos de Afeto. A mostra apresenta aos visitantes diversos mapas afetivos – representações visuais que destacam as emoções, memórias e experiências pessoais de cada indivíduo em relação a um determinado local, do Morro da Providência.
A obra foi cuidadosamente concebida por um grupo de mulheres residentes no território, sob a orientação da artista relacional e educadora Gabriele Valente.
Ao longo de dois meses de imersão, um grupo de mulheres em situação de vulnerabilidade social descobriu a arte do bordado livre, transformando suas vivências em uma expressão visual emocionante.
Através do projeto Pontos de Afeto, elas aprenderam novas habilidades e encontraram um espaço de acolhimento e expressão. O resultado desses encontros está na mostra, que não exibe apenas a geografia do Morro da Providência, mas também reflete as histórias, relações e experiências das mulheres que ali vivem.
Cada ponto, cada linha, conta uma narrativa única e poderosa sobre a vida na comunidade.
Como parte da exposição, serão exibidos bordados individuais sobre no que cada participante se considera boa, promovendo a resiliência, o autoconhecimento e o amor-próprio.
Além disso, os visitantes também terão a oportunidade de expressar seus próprios afetos em relação ao Rio de Janeiro, utilizando símbolos, cores, textos ou outros elementos que transmitam sentimentos e lembranças associadas à cidade.
Pontos de Afeto é um projeto contemplado no Edital de Arte-Educação da Lei Paulo Gustavo, apresentado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil.
Visita guiada em Libras e audiodescrição (gratuita):
Data: 27 de Junho (quinta-feira)
Horário: no período da tarde
Necessário agendamento pelo WhatsApp: (21) 99885-7007.