ARTE E CULTURA >> Exposição

  • Exposição Rafael Vicente

    Da Redação em 08 de Setembro de 2019    Informar erro
    Local: Parque das Ruínas
    ENDEREÇO: R. Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa
    CONTATO: 21 2215-0621 ou 2224-3922
    DETALHES: De 07 a 29/09/19 | De segunda a domingo, das 10h às 18h | Grátis
    O artista visual Rafael Vicente celebra 25 anos de carreira com mostra na qual expõe 15 obras inéditas. A exposição, que leva seu próprio nome, tem curadoria do poeta  Jorge Salomão e ocupa a galeria do Parque das Ruínas, em Santa Teresa, durante o mês de setembro.
     
    Nesses 25 anos de carreira, o artista soma mais de 30 mostras, entre individuais e coletivas, sendo cinco delas internacionais. Sua formação deu-se em duas das mais importantes instituições dedicadas ao tema no Rio de Janeiro: A Escola de Belas Artes da UFRJ – onde veio a ser professor entre 2005 e 2007– e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), onde foi aluno de Iole de Freitas (1945), entre outros grandes nomes das artes.
     
    A formação acadêmica veio a legitimar uma vocação manifestada desde muito cedo. E que poderia ter ficado no passado se o artista não tivesse perseverado em seu ofício. Ofício com o qual pavimentou uma carreira respeitada. Prova disso são os prêmios a ele concedidos. Rafael Vicente foi o primeiro artista a ganhar, em 2003, o prêmio Novíssimos, concedido pelo Instituto Brasil-Estados Unidos (Ibeu).
     
    Da mesma instituição, ganharia no ano seguinte o Prêmio Ibeu de Artes Plásticas, agora reconhecido como artista. Outros prêmios  importantes são o Maimeri Brasil e o Haineken – tendo este feito com que uma de suas telas -- vista na ocasião no Museu da República, no Rio de Janeiro – chegasse ao Museu Haineken, na Holanda.
     
    O artista também cumpriu residências em países como Espanha (Casa Brasil de Madri, em 2002) e Moçambique, onde participou, em 2006, da Bienal Internacional realizada naquela capital, Maputo. E, em cada uma dessas mostras, sua produção teve a chancela dos mais importantes curadores do país. São nomes como o de Vanda Klabin, Fabiana de Moraes e de Marcus Lontra.
     
    É de Lontra, aliás, uma das definições mais assertivas sobre o estilo de Rafael Vicente: “Trata-se de um artista com domínio dos seus meios expressivos e ao mesmo tempo   inquieto e criativo, construindo, pedra a pedra, quadro a quadro, a sua obra, a sua verdade, a sua história”.
     
    Foto:  Lucas Benevides
    Classificação: livre
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Mostra 2ª Bienal Internacional da Caricatura
      Saiba Mais
      Exposição A cor do Brasil
      Saiba Mais
      Exposição “Gestos de invenção de si” na UERJ
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA