A exposição “Rio de Janeiro XIX - XXI”, dos artistas PV Dias e Johann Jacob Steinmann, chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro, na Casa Museu Eva Klabin, no dia 8 de fevereiro (sábado).
A mostra, que foi idealizada pela Casa Museu Ema Klabin, em São Paulo, em 2024, questiona as primeiras representações da paisagem carioca do século XIX e como elas podem ser reinterpretadas na atualidade. A abertura acontece no dia 8 de fevereiro, aniversário da colecionadora Eva Klabin (1903-1991), que fez do espaço sua residência por mais de 40 anos, onde hoje é guardado seu precioso patrimônio artístico. A visitação é gratuita de quarta-feira a domingo, das 14h às 18h.
As obras convidam o público a refletir sobre o passado da cidade, a partir do álbum “Souvenirs de Rio de Janeiro”, que contém pinturas do artista Jacob Steinmann, realizadas no século XIX. As peças retratam cenas do comércio transatlântico de humanos, de captura, do trabalho forçado, da maternidade em cativeiro, entre outros contextos de submissão.
Ao lado destas imagens, estarão os trabalhos de PV Dias, que propõem uma intervenção sobre as obras originais ao desenhar figuras contemporâneas de personagens negros cochichando. O diálogo entre as peças evidencia o rompimento com o silêncio do século XIX, apontando novos caminhos para o século XXI. A curadoria da exposição é de Ana Paula Rocha, Janaína Damaceno e Paulo de Freitas Costa.
Abertura para o público: 8/02, das 15h às 18h. Visitação: 9/02 a 13/04/2025 - Quarta a domingo, das 14h às 18h