A exposição Rio em Contraste reúne cerca de 300 imagens dos fotógrafos Marcello Cavalcanti, Bruno Brin e Júlio Lopes, três cariocas que têm como base para seus trabalhos as diferenças culturais, sociais, históricas e também naturais da Cidade Maravilhosa. Estilos diferentes, mas intimamente ligados, os registros revelam um Rio de Janeiro plural e que transcende as imagens dos cartões postais.
O projeto foge dos moldes das exposições habituais, com as fotografias apresentadas em TVs de 42 polegadas e imagens em looping, o que permite que o público tenha acesso a um número maior de obras. Além disso, a mostra apresentará fotografias produzidas por crianças do projeto Dom Hélder Câmara.
50 olhares sobre a Cruzada São Sebastião e Rocinha – No fim de novembro, Cavalcanti, Brin e Lopes ministraram workshop sobre fotografia para cerca de 50 crianças, entre 10 e 12 anos, das comunidades da Cruzada São Sebastião e Rocinha. História e noções básicas sobre o universo da fotografia, diferenças entre equipamentos e imagens analógicas e digitais, além de exercícios práticos foram algumas das atividades da oficina.
O ponto alto desse encontro foi que os alunos receberam câmeras descartáveis para praticar e despertar um novo olhar sobre a cidade a partir de suas vivências. O resultado desse trabalho será exposto junto com as imagens dos fotógrafos, que também fazem a curadoria da exposição.
Além de as fotografias estarem expostas nas redes sociais do projeto, quem fizer um registro traduzindo ideia e proposta da exposição e postar ganhará um espaço na galeria virtual. Basta usar a hashtag #rioemcontraste.
Foto: Julio Lopes