A obra “Risco” fala sobre conviver com outras pessoas, plantas, animais, estrelas e tudo mais, ao mesmo tempo que convida o público a experienciar esse convívio. O convite se dá através de uma proposta bem simples: desenhar, junto com o outro, uma linha. Desenhar em dupla, ou em grupo de quatro, de oito, ou até mesmo de 16 pessoas. E desenhar sem dizer ao outro o que ele deve fazer (isto é possível?), descobrindo meios não-verbais de entrar em sintonia.
Para esta simples proposta de desenhar uma linha, um “risco”, o artista Michel Groisman criou uma enorme parafernália: 16 carros de madeira, conectados por canos que ligam um carro ao outro. Um maquinário que ocupará quase que inteiramente os 80m2 das Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
“Risco” é um projeto totalmente híbrido, que combina diferentes campos, como dança, artes visuais, engenharia, processos relacionais, arte-educação, etc. O público é convidado a sentar-se em carrinhos de madeira e mover-se pelo espaço da galeria, criando com o próprio movimento um desenho que é traçado no piso a partir do movimento de todos.
Ao longo deste período serão realizadas diversas sessões, sempre acompanhadas pelo artista criador da obra e de sua equipe.
Vídeos do artista: https://www.youtube.com/user/michelgroisman