Um dos principais nomes da arte urbana, Tomaz Viana, o Toz, criou o personagem que se tornaria um dos mais significativos entre suas obras: Insonia, uma entidade noturna e onipresente.
A mostra apresenta trabalhos – alguns deles inéditos – que revelam os integrantes dessa civilização e suas influências, o desenvolvimento de sua cultura, a relação com sua história, sua genealogia e o vínculo com novas raízes. O público poderá conferir 10 telas e esculturas de materiais diversos, manequins especialmente criados para este projeto com pinturas e figurino pensados e elaborados pelo artista e sua equipe, além de uma grande instalação interativa para o público.
Os diferentes personagens que integram sua obra estão espalhados em diversas cores e padronagens nos muros da cidade, em bairros como Jardim Botânico, Gávea, Rio Comprido, Catumbi, Santa Teresa e Zona Portuária. Internacionalmente, já realizou trabalhos em Paris, Genebra, Lisboa e Miami.O baiano radicado no Rio de Janeiro começou grafitando muros cariocas e ganha, cada vez mais, os ambientes indoor. Ele é o responsável por importantes painéis urbanos, como o pintado em 2015 na fachada do Hotel Marina, no Leblon, e o de 2013 na sede das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça. Além de outros painéis fora do país em Paris, Nova York, Miami, Hong Kong e Lisboa.
Toz estará presente nos sábados 16 de junho, 14 de julho e 18 de agosto para uma visita guiada junto ao público (horários a confirmar).