Em homenagem ao compositor russo Igor Stravinsky, que completa 50 anos de falecimento neste mês, o Theatro Municipal apresenta uma exposição virtual em formato de e-book e encerra a Temporada de Férias On-Line do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Realizada pelo Centro de Documentação, através da pesquisadora e historiadora Fátima Cristina Gonçalves, a exposição virtual revela peculiaridades da vida de Stravinsky que revolucionou a música mundial da primeira metade do século XX.
Suas composições, sobretudo as da primeira fase, chamada “Russa”, expõem ritmos e harmonias pouco ortodoxos, revelando uma linguagem inovadora, apesar do vínculo com a tradição do folclore russo (1909 – 1920).
Ao longo de sua vida, a música de Stravinsky passou por outras duas fases: a Neoclássica (1920 a 1939) e a Serial (1939 a 1971). Reflexo das transformações vividas num período marcado por grandes guerras e condenado a viver longe de sua terra natal, Stravinsky fez de suas composições uma fonte de inspiração ilimitada.
Para conhecer a história completa de Stravinsky, acesse as redes oficiais do Theatro: