O Galpão das Artes Urbanas Hélio Pellegrino da Comlurb, na Gávea, inaugura nesta quinta-feira (13/03), a partir das 11h, a exposição “Alinhamentos: fios que conectam o consumo e o meio ambiente”, com obras dos artistas plásticos Roberto Kleber e Rosane de Souza.
A exposição convida o público a refletir sobre como o excesso de consumo e o descarte de roupas levam ao acúmulo de lixo, impactando negativamente o meio socioambiental. O tecido é o elemento central em vários trabalhos, mostrando a relação entre as fibras do tecido e as linhas que conectam o consumo, o descarte e o impacto ambiental.
Roberto traz painéis e esculturas estruturados em papelão, além de esculturas com galhos de árvore em que o elemento têxtil entra compondo a peça. O artista também mostra uma coleção de máscaras em papelão colhidos nas ruas, chamada Nirvana, em que reproduz rostos em estado de meditação.
É um convite ao ato de pensar. Já Rosane leva a delicadeza de um trabalho bordado em tecidos e sobre folhas secas colhidas em uma árvore centenária do Instituto Municipal Nise da Silveira, no Engenho de Dentro. Uma temática onde árvores, flores coloridas e palavras se misturam.
“A relação com as linhas e suas cores me dá uma sensação de liberdade e de certa forma me conecta com a minha própria história, pois minha mãe era costureira e bordadeira”, revela Rosane de Souza.
Complementando o trabalho, haverá duas apresentações, nos dias 19 de março e 16 de abril, às 11h, da peça escrita por Roberto “O Espetáculo Darwin Plus W”, que fala da sustentabilidade, do consumo exagerado, do descarte de roupas, e como esse resíduo têxtil impacta o nosso Planeta.
A indústria têxtil é uma das que mais polui o mundo e, apenas no Brasil, 170 mil toneladas desses resíduos são produzidos por ano e apenas 20% desse material é reciclado.
A exposição pode ser visitada até 30 de abril. A peça será encenada pelo Coletivo Grupo R, com viés performático permeada por música, abordando assuntos como sonho de consumo, relações sociais e impacto ambiental, num trabalho poético e leve. O figurino dos personagens é montado com roupas reutilizadas e ressignificadas.