A arte de rua vem tomando conta do Rio de Janeiro e deixando a cidade cada vez mais colorida. Agora, o grafite vai ganhar as paredes do Centro Carioca de Design, na Praça Tiradentes, no Centro, com a mostra “Grafitarte Digital” que abre ao público no dia 13 de junho.
A exposição será composta por dois painéis de grandes dimensões, pintados pelos artistas Juliana Fervo e Smael Vagner, além de uma instalação interativa na qual o visitante poderá criar sua própria arte, imprimir e levar de recordação. A iniciativa vai de encontro ao carácter social da mostra, que promoveu oficinas de grafite, gratuitamente, em duas escolas públicas, terminando com a transformação dos muros das instituições realizada pelos próprios alunos. Com patrocínio da Uber, o projeto tem como tema o empreendedorismo feminino.
A artista Juliana Fervo foi buscar na natureza a inspiração para criar o painel, com cerca de 25 m². Integrante do coletivo Ghetto Run Crew, a artista pintará seres híbridos de mulheres e borboletas para representar o poder de transformação feminino. “A mulher é um ser forte, que precisa criar asas para se libertar. Assim como o processo de metamorfose, é um caminho que precisamos percorrer sozinhas”, acredita a artista.
Já Smael Vagner vai usar sua paixão pela dança e retratar os corpos femininos a partir do balé. “Eu tenho muita admiração pelas grandes bailarinas do Brasil. Muitas mulheres são as líderes de suas companhias e conseguem gerir as pessoas de uma forma única. Foi o que me inspirou a criar minha arte dentro do tema de empreendedorismo feminino”, conta Smael.
Foto: Divulgação