O Museu de Arte do Rio leva um recorte de sua coleção sobre a arte indígena para a ArtRio de 2022, que acontece de 15 a 18 de setembro, na Marina da Glória.
No evento, reconhecido como um dos principais sobre arte da América Latina, o MAR apresenta, no estande 1 - Pavilhão MAR, obras de artistas mulheres e indígenas, que fazem parte da coleção do museu, construída, ao longo de dez anos, pela sociedade civil, a partir da doação de artistas, galeristas e colecionadores.
As construções estéticas e simbólicas de Huni Kuins e Karajás elucidam imaginários outros na contemporaneidade, e tecem encontros e costuras contundentes trazidas pela obra de Denilson Baniwa, bem como a importante pauta trazida pela imagem de Elisa Mendes que se (re)configura atualmente a partir das políticas territoriais e existenciais que envolvem a aldeia Maracanã.
O acervo do MAR conta com cerca de 30 mil peças e 8 mil obras de arte. Destacamos a natureza do acervo que se reflete etnográfico, contornado por coleções de Arte Indígena, Afro-Brasileira, Africana, Quilombola, Judaica e Islâmica.
O Curador-Chefe do MAR, Marcelo Campos, ressalta que a ArtRio tem um papel importante também para que o museu possa receber novas doações de obras com presenças indígenas e femininas para a coleção do MAR.
O Diretor da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), Raphael Callou, destaca a importância da participação do MAR no evento. “Há quase uma década o MAR reforça seu papel no diálogo com o território e com suas diversas expressões, procurando ser um espaço de pertencimento e de representatividade no Rio.
No curso deste ano já são 13 exposições abertas ao público, garantindo também um espaço de oportunidades aos artistas jovens da cidade e do país”.
ArtRio
A 12ª edição da ArtRio será dividida entre os espaços TERRA, pavilhão central da Marina, e MAR, área da esplanada, a feira vai reunir mais de 60 galerias e 15 instituições ligadas a arte. A ArtRio segue fiel ao seu propósito de valorizar a arte brasileira e a produção dos artistas. Esse trabalho é um importante legado do evento, focando tanto na projeção internacional como na acessibilidade a um número maior de público no país.
Programação MAR na ArtRio
15/09- Visita com curadores na exposição Um Defeito de Cor e Gira no MAR
16/09- Mesa MAR na ArtRio às 16h (Participantes da mesa: Sandra Sérgio, diretora-executiva do MAR; Marcelo Campos, Curador-chefe do MAR e o artistas Emmanuel Nassar)
17/09- Inauguração da exposição Lataria Espacial, de Emmanuel Nassar no térreo do Pavilhão de exposições do MAR a partir das 11h. Conversa de galeria às 11h30.