A Arte de Código Aberto convida o público a interagir e reinterpretar as obras do artista-programador Vamoss, conforme suas próprias ideias e criatividade.
Cada obra de arte generativa vem acompanhada por um qr code, em que os visitantes podem conectar seus celulares e dar sequência à experiência, reprogramando a obras, que aparecem modificadas nas telas de seus aparelhos.
Funções matemáticas operam na criação de “Arte de Código Aberto”, com 12 obras, subdivisíveis em até 26, sob exposição em quatro tipos de suporte, na Meta Gallery.
“Contingência”, “Flor Lunar” e o nome-símbolo “╔╣╠╗” trazem obras apresentadas tanto em esculturas de impressão 3D quanto em conjuntos de quatro quadros cujas formas seguem tais funções.
Outra sequência de quatro quadros, “Doces Curvas” é programada pela utilização acumulativa de seno e cosseno.
Em seis suportes digitais, estão os três autorretratos “Frequência”, “Pontilhado viajante” e “Caminhante Aleatório Circular”, além de “Lugar Código”, “Resiliência” e “Visualização da cópia em microorganismos”.
Em uma tela interativa, “Espaços Criativos” se concentra na fragmentação de formas geométricas. Através do teclado de um computador, o público pode mexer na combinação dessas formas, reprogramando as funções que as formam. Nas outras obras, as modificações são feitas apenas nas telas dos celulares.
“Esses programas estão nos celulares, nas máquinas hospitalares, nos carros, nas casas, em toda parte do mundo e de nossas vidas. Para se pensar as ferramentas que queremos amanhã, é preciso entender como elas funcionam”, aponta o artista.
Vamoss
Carlos Oliveira, o Vamoss, é designer, mestre em economia criativa e em conclusão de doutorado em artes visuais. Um dos precursores, no Brasil, da arte por códigos de computação, estimula a interação do público - ideia que motiva seu nome artístico.
Meta Gallery
Idealizada pela Metaverse Agency, pioneira em soluções por inovações tecnológicas no país, a Meta Gallery é a primeira galeria brasileira totalmente dedicada à arte tecnológica, dando inédita visibilidade em local físico, no coração do Centro do Rio.