O Museu Casa do Pontal reabre as portas no dia no dia 02 de outubro. O novo prédio, na Barra da Tijuca, abrigará seu acervo de mais de nove mil obras, de 300 artistas populares brasileiros.
Até chegar a este momento, foram dez anos de lutas contínuas para manter em segurança a coleção única no país, longe das inundações da antiga sede que desde 2020 ameaçaram este inestimável patrimônio.
Na reabertura, a entrada será gratuita com seis exposições inéditas.
“Teremos as visitas teatralizadas, que complementam de maneira lúdica o trabalho pedagógico das escolas, e as visitas musicadas, que trazem à tona a musicalidade brasileira e encantam os turistas", explica Cecília Einsfeld, musicista e produtora cultural que coordena a equipe de arte-educadores.
A área construída das novas instalações é de 2.600 metros quadrados, num projeto que inclui auditório com capacidade para 194 pessoas, uma sala de exposições temporárias e outra de exposições de longa duração (ambas somando mil metros quadrados), um café e áreas técnicas.
A área total da nova sede tem 14 mil metros quadrados, dos quais 10 mil destinados a um projeto paisagístico concebido pelo escritório Burle Marx.
O Museu Casa do Pontal, é composto com o acervo do francês Jacques Van de Beuque (1922-2000), responsável também pela construção do Museu, iniciado em 1976.
O acervo e a edificação foram tombados em 1991 e constituem um patrimônio de interesse público. É tido como a maior coleção de artesanato popular do Brasil.
Fonte e fotos: Museu da Casa do Pontal