O Museu da História e Cultura Afro-Brasileira, mantido pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio, já está exibindo a tela com a imagem da jornalista Glória Maria, feita pelo muralista Eduardo Kobra, a pedido do “Fantástico”.
Executada num fim de semana, a obra em tecido tem 4 metros de altura por 3m de largura e pode ser vista até 11/03.
Foram 15 horas - tempo recorde - trabalhando no mural, na qual a jornalista e apresentadora aparece toda colorida, cercada de borboletas e segurando o planeta Terra.
“Ela tinha o planeta nas mãos”, diz Kobra, que já foi entrevistado por Glória Maria, um rosto que o Brasil se acostumou a ver na TV nos últimos 50 anos. “Ela se conectou com o mundo como poucas pessoas e trouxe isso para nós.” Foram cem latas de spray à disposição da empreitada, realizada em seu ateliê em SP.
A tela não será fixada na parede, será pregada em uma moldura de ferro e madeira. Dali, a obra vai para o Instituto Casa Roberto Marinho, no Cosme Velho.
“A ideia de levar para o Muhcab foi do ‘Fantástico, entendendo ser este um local de relevância identitária para receber a homenagem a uma figura tão representativa para mulheres e homens pretos, sobretudo na área da comunicação”, conta Leandro Santanna, diretor do espaço, na Gamboa, que recebeu mais de 40 mil visitantes em 2022.
Nada mais apropriado para homenagear Glória Maria, que morreu no último 2 de fevereiro.
Fonte e foto: Prefeitura do Rio