No aniversário de 88 anos do Museu Nacional de Belas Artes/Ibram, comemorados no próximo dia 13 de janeiro, segunda-feira, quem ganha presente é o público.
Fechado para visitação desde 2020 por conta de uma extensa e profunda reforma e requalificação de seus espaços, o monumental prédio histórico da Avenida Rio Branco já conta com mais de 90% destas obras concluídas, sendo que outras etapas estão a caminho.
E a celebração da data de criação do Museu vai mostrar um pouco deste trabalho.
Confira os eventos programados para 13 de janeiro:
- 13:30h: Credenciamento para acesso ao Salão Nobre do MNBA, no 3º andar
- 14h: Abertura, com a museóloga Daniela Matera, diretora do MNBA
- 14h10: Início da palestra com o arquiteto do MNBA João Legal Leal, abordando as obras no prédio do Museu.
- 14h40: A metodologia de restauração da cúpula do Museu, que passou por sua primeira grande restauração em mais de 88 anos, é o tema da conversa das arquitetas Leticia Pimentel e Danielli Cintra (do IPHAN), juntamente com o arquuteto João Legal.
- 16h: Sorteio para uma pequena visita ao MNBA, com visita à cúpula.
- 17h: Distribuição de catálogos de arte no projeto Tá na Mão e encerramento.
Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1973, o Museu Nacional de Belas Artes abriga o maior e mais completo conjunto de obras de arte do século 19, somado a um dos mais significativos acervos de arte dos séculos 20 e 21.
Criado oficialmente em 13 de janeiro de 1937, por um decreto do ex-presidente Getúlio Vargas, o Museu foi inaugurado em 19 de agosto de 1938.
Seu edifício, projetado pelo arquiteto Adolfo Morales de los Rios, ocupa todo um quarteirão e é dividido em quatro pavimentos em torno de um pátio central, tendo a fachada principal inspirada na renascença francesa com frontões, colunas e relevos em terracota representando as grandes civilizações da antiguidade e coroada por três cúpulas. As demais fachadas possuem decorações e mosaicos representando mestres da história da arte universal, entre vários outros detalhes.
Instagram: https://www.instagram.com/museunacionaldebelasartes
Facebook: www.facebook.com/MNBARio
Youtube: youtube.com/@museunacionaldebelasartes