ARTE E CULTURA >> Exposição

  • Palácio Quitandinha celebra 75 anos com exposição de fotos históricas

    Da Redação em 12 de Março de 2019    Informar erro
    Palácio Quitandinha celebra 75 anos com exposição de fotos históricas
    Local: Exposição
    ENDEREÇO: Quitandinha - Petrópolis
    DETALHES: De terça à domingo, entre 9h30 e 17h. Ingresso: R$ 2 (estudantes e moradores de Petrópolis grátis).

    Considerado um dos patrimônios culturais de Petrópolis, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, o Palácio Quitandinha chega aos seus 75 anos com muita coisa para mostrar. Em comemoração a esse marco, o Sesc Quitandinha realiza, entre 01 e 31 de março, uma mostra fotográfica com registros dessas oito décadas e meia de história.
     
    A mostra faz uma breve narrativa, a partir da seleção de acervos fotográficos, para apresentar a trajetória, trançando uma linha cronológica, das imponentes e suntuosas estruturas palacianas, desde a construção do emblemático prédio até a chegada do Sesc RJ.
     
    Inaugurado em 12 de fevereiro de 1944, o palácio foi idealizado para ser o maior hotel-cassino da América Latina. Com a proibição desse tipo de jogo em 1946, pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra, o Quitandinha passou a funcionar apenas como hotel e a amargurar mais de 50 anos sem o brilho que desejava ter. Foi quando, em 2007, a parte administrativa do prédio, com exceção dos apartamentos, foi adquirida pelo Sesc RJ. A possibilidade de criar um polo cultural para a Região Serrana e dar visibilidade às manifestações artísticas locais foi o que mais chamou a atenção dos novos donos.
     
    O renascimento do Quitandinha se deu para valer em 2008, quando as atividades relacionadas ao Sesc RJ começaram a acontecer. Desde então, o fluxo de artistas e visitantes passou a crescer com os mais diversos eventos sediados no local. Um dos mais lembrados é o Natal Quitandinha, evento de fim de ano que surgiu no palácio, mas que, em 2018, ganhou ares maiores em todo o estado do Rio de Janeiro. O Festival de Inverno do Sesc também é uma das festividades que mais atraem o público para o local, na procura por atividades e atrações musicais em meio ao período de frio na região serrana.
     
    Assim o Palácio Quitandinha segue sua trajetória grandiosa, não só em dimensões arquitetônicas, mas, principalmente, em carinho do público e cultura para a Região Serrana.


     


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Exposição “Caboclos da Amazônia: arquitetura, design e música no Paço Imperial
      Saiba Mais
      Exposição “Uma Casa Toda Sua”: 14 artistas mulheres inspiradas em Virginia Woolf
      Saiba Mais
      Raimundo Rodriguez estreia exposição "Quadrelas Fluminenses"
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO