Na história da construção civil e terceirização de serviços no Brasil, destaca-se a biografia de Bernardo Monteverde. Pioneiro e humanitário, Monteverde construiu um legado sólido, com suas conquistas expostas no Memorial que leva seu nome no Rio de Janeiro.
Fundador da Monteverde Engenharia em 1939, ele foi responsável por grandes obras como o prédio da UFRRJ, abrigos no Parque Nacional de Itatiaia e o aeroporto de Cuiabá.
Além de empresário, foi visionário social, promovendo a inclusão, como ao premiar seus funcionários com cadernetas de poupança em 1940, inspirando a criação do 13º salário. Nos anos 1960, construiu em Brasília e cuidou da limpeza dos prédios para sua inauguração. Também patrocinou projetos culturais e foi reconhecido como mecenas.
Falecido em 1997, seu legado é perpetuado no Memorial Monteverde. Um exemplo de superação é seu filho, William, que, apesar da deficiência visual, se formou em Direito, tornou-se advogado e contribuiu para as empresas da família.
Desbravador que sempre agregou valores humanitários na sua carreira empresarial, Monteverde vivenciou uma rica e sólida experiência ao longo do seu percurso e que pode ser conhecida através de objetos, documentos, fotos e arquivos expostos no Memorial Monteverde, no Centro do Rio de Janeiro.
Trata-se de um dos poucos museus de empresa no Rio, criado para preservar um legado e narrar uma história empresarial, buscando o reconhecimento da alma empreendedora de seu fundador.