O Caminho Niemeyer recebe em sua cúpula a exposição “Niterói na Década do Oceano” com entrada gratuita e programação cinco frentes: a exposição de quadros, artes digitais, instalação com esculturas feitas com materiais recicláveis, performances e extensa programação de oficinas e palestras.
A mostra de quadros da série "Mares e Corais", vai expor 37 pinturas da artista visual niteroiense Cris Duarte, além de suas artes digitais. Haverá uma área imersiva com projeções de imagens e sons do oceano, instalação de esculturas feitas com materiais recicláveis, apresentação de uma performance, onde artistas irão reverberar a experiência oceânica da exposição através de seus corpos, além de extensa agenda de palestras e oficinas sobre ciência oceânica.
A mostra que chega ao Caminho Niemeyer é parte integrante de um projeto maior: “Cidades na Década do Oceano”, que integra a agenda global da “Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável”, coordenada pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Cris Duarte acredita que a arte assume importante papel nesta empreitada, como um dos canais eficazes para transmitir ideias e informações, despertando no público a conscientização sobre a questão da preservação dos oceanos.
Em suas obras, a artista explora temas como uma praia, o mar revolto, um céu incrível, um recife de corais, o reflexo da água ou um veleiro em alto-mar.
“A ideia é que as pinturas gerem no público um sentimento de amor pelos oceanos. Quero usar a arte para chamar a atenção para este tema maior, que é a sustentabilidade, e que envolve ciência, política, tecnologia e ações governamentais”, destaca Cris Duarte.