Da Redação em 09 de Setembro de 2016 - Informar erro
| Local |
Galeria Cândido Portinari |
| Endereço |
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã - Campus da UERJ |
| Detalhes |
| De 30/09 a 27/10/16 das 9h às 20h | Grátis |
PROJETOPLANTABAIXA expõe natureza, memória e imagens do Jardim Botânico sob olhar contemporâneo de desenhos, objetos, instalações, vídeos e outras ferramentas.
A mostra reúne obras de Débora Mazloum, Júnia Penna, Nena Balthar e Susana Anágua, sobre visões e percepções da residência artística realizada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Foram quatro meses de imersão e de experimentações compartilhadas, tendo como base de referência a flora e a história da instituição.
Débora Mazloum pesquisa a memória do Jardim Botânico, frequentando a biblioteca e observando fotos de espécies raras e mudanças na planta baixa, criando um gabinete de curiosidades.
Júnia Penna acompanha o corte de árvores, utilizando fragmentos de troncos para compor seu trabalho.
Nena Balthar apresenta desenho e vídeo com foco nos deslocamentos na percepção do local e Susana Anágua opta por materiais como ferramentas de manutenção das plantas e outros aparatos.
A exposição conta também com uma exibição de filmes selecionados pelo artista Cadu, que viajou ao redor do mundo, trazendo imagens de lugares distantes e exóticos. A projeção dos vídeos acontece durante a mostra, cotidianamente, no interior da Galeria Cândido Portinari.
Curadoria: Malu Fatorelli
Inauguração: 29 de setembro de 2016, às 18h30
https://www.facebook.com/decult.uerj/