Foi prorrogada até dia 27 de maio a exposição Mundo Zira, no CCBB RJ. É uma homenagem ao quadrinista, multiartista e escritor, que desde os anos 1960 vem criando personagens icônicos que atravessam gerações.
Destaque para um mini estúdio onde o público tem a chance de se ver dentro dos desenhos do cartunista, e um caça-palavras cromático que propõe uma busca por frases emblemáticas do escritor, envolvendo os participantes em uma jornada lúdica pela sua literatura.
A mostra oferece uma jornada imersiva pelas criações mais celebradas de Ziraldo, com áreas temáticas dedicadas a clássicos como 'Flicts', 'O Menino Quadradinho' e 'A Turma do Pererê'.
A exposição se destaca por unir interatividade e tecnologia com a arte tradicional, proporcionando uma nova leitura das obras icônicas do artista. “Quando pensamos na obra do Ziraldo, pensamos no prazer, no fascínio e na alegria que ele consegue transmitir com sua arte.
Em Mundo Zira, livros, quadrinhos e personagens saem das páginas e ganham novas dinâmicas pelas mãos dos visitantes”, afirma Daniela Thomas.
A filha de Ziraldo e curadora artística do Instituto complementa: “Toda exposição do Ziraldo é uma festa, e com as possibilidades interativas, essa será uma festa ainda maior, com as pessoas se relacionando com as obras. Eu acho que a nossa vida, dentro desse universo ligado aos games, às telas, vem fazendo com que as pessoas, principalmente as crianças, sintam necessidade desse engajamento para terem uma relação. É como se a visão pura já não desse mais conta da ansiedade com a experiência estética de uma obra”.
Projetada para fascinar públicos de todas as idades, a exposição permite a interação direta com os personagens de Ziraldo. Os visitantes são convidados a cocriar e personalizar a arte de Ziraldo, adicionando seu toque individual às composições digitais.