ARTE E CULTURA >> Exposição

  • Ressonâncias, de Paulo Nenflidio

    Da Redação em 15 de Maio de 2019    Informar erro
    Local: Centro Cultural Oi Futuro
    ENDEREÇO: Rua Dois de Dezembro 63 - Flamengo
    CONTATO: 21 3131 3060
    DETALHES: Até 02/06/19 | terça a domingo, das 11h às 20h | Entrada gratuita
    LINK: Clique aqui e visite o site
    Diferentemente de outras exposições em que o público apenas aprecia as obras, a exposição “Ressonâncias” fomenta a arte contemporânea em torno da criação inovadora do artista Paulo Nenflidio que apresenta obra inédita de arte sonora que precisa ser experimentada, sentida, explorada.

    Incitado pela relação entre o corpo e a tecnologia, cada visitante poderá criar a sua própria expressão. A obra “Neurocórdio”, criada especialmente para o projeto, é um instrumento capaz de produzir música a partir da leitura das ondas cerebriais do visitante. A obra é composta por um leitor de ondas cerebrais, um módulo de controle, 10 monocórdios infinitos, amplificadores e circuito eletrônico com bluetooth.

    O leitor de ondas cerebrais mede o estado de concentração e o piscar de olhos do usuário, e ainda envia as informações por bluetooth para o módulo de controle. Conforme pisca os olhos, o visitante pode escolher qual monocórdio infinito deseja interagir. Cada monocórdio possui uma corda com afinação de uma nota musical diferente em uma escala crescente.
     
    Uma vez habilitado o monocórdio, a corda entra em ressonância através de um sistema de realimentação eletromagnética. Um captador magnético obtém as vibrações da corda e o sinal é amplificado num falante gerando o som. Uma vez desabilitado, o circuito eletrônico é desligado e o monocórdio volta a permanecer em silêncio.

    Além da exposição da obra “Neurocórdio” o projeto também ofereceu a Oficina Grilo Solar, na qual o artista apresentou o passo a passo da construção de uma escultura sonora alimentada por energia solar que estará em exposição no térreo do Oi Futuro junto com alguns vídeos de outras obras do artista.

    A obra “Metacircuito n2”, um objeto que possui um display por onde passam frases em scroll, estará exposta no Museu das Telecomunicações. Também foi realizada a performance-palestra do artista no LabSonica, com o instrumento musical “Bicórdio Infinito”, inventado e construído por Paulo Nenflidio.

    A arte contemporânea se reinventa a todo instante. A obra de Paulo Nenflidio desconstrói formalidades, reorganiza materiais, objetos e também o próprio espaço de uma forma inovadora. Um conjunto em que o espectador e o lugar estão cúmplices e comprometidos não somente com a leitura, mas com o resultado da obra.
     
    Transitar na obra híbrida de Nenflidio é caminhar por um espaço de deslocamentos que produz perceptos ainda não nomináveis e, por essa questão, o que vale mesmo é a própria experiência.

    Foto: Renato Mangolin

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      “Mbyá Rekó, o jeito de ser Guarani”
      Saiba Mais
      Limites, exposição Marcos Duprat
      Saiba Mais
      Exposição
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA