Últimos dias para ver a exposição São Francisco na Arte dos Mestres Italianos, uma homenagem ao padroeiro da Itália que reúne obras inéditas no Brasil, e vista por mais de 45 mil pessoas.
Obras de importantes coleções italianas, que datam dos séculos XV a XVII, traduzem as fases mais relevantes da representação de São Francisco na arte.
Poucos santos católicos possuem tanta ressonância ainda nos dias de hoje como São Francisco de Assis (Assis, 1182 – 1126). Sua carismática efígie, identificada com uma vida mais simples e frugal, pelo amor à natureza, continua inspirando o imaginário coletivo, mesmo séculos após sua morte.
Pertencentes à coleções de 15 museus de 7 cidades italianas, a exposição apresenta um acervo de arte renascentista e barroca com obras de mestres como Tiziano Vecellio, Perugino, Orazio Gentileschi, Guido Reni, Guercino, Carracci e Cigoli.
Destaque para os quadros “San Francesco ricevelestimmate” (1570), de TizianoVecellio; “San Francesco sorretto da un Angelo” (primeira metade do séc. XVII), de Orazio Gentileschi; “San Francesco d’Assisisi e quattro disciplinati” (1499), de Perugino; “San Francesco confortato da un angelo musicante” (1607-1608), de Guido Reni, que também pintou a Bandeira de Procissão “Francesco riceve le stimmate (frente); San Francesco predica ai confratelli (verso)” (séc. XVII); e “San Francesco riceve le stimmate” (1633), de Guercino.
Ampliando a experiência, a mostra oferece uma visita virtual à Basílica de São Francisco de Assis, apresentado os afrescos do renomado artista Giotto di Bondone (1266-1337) na Itália, com o uso de óculos de tecnologia 3D.
A exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos” foi idealizada pela diretora do MNBA, Monica Xexéo, e produzida pela Base 7.