ARTE E CULTURA >> Exposição

  • Últimos dias para ver a exposição O Rio do samba: resistência e reinvenção

    Da Redação em 08 de Março de 2019    Informar erro
    Últimos dias para ver a exposição O Rio do samba: resistência e reinvenção
    Local: Museu de Arte do Rio
    ENDEREÇO: Praça Mauá, 5, Centro
    CONTATO: (21) 3031 2741
    DETALHES: Até 30/03/2019 | Terça: 10h às 19h / Quarta a domingo: 10h às 17h / Segunda não abre | Ingressos: R$ 20 / 10 (meia) - grátis às terças 
    LINK: Clique aqui e visite o site
    Há praticamente um ano em cartaz, O Rio do samba: resistência e reinvenção conta a história do samba carioca desde o século XIX até os dias de hoje.
     
    A mostra ocupa o museu dos pilotis à Sala de Encontro, e tem como espaço principal o terceiro andar da instituição, área dedicada a investigar a história do Rio de Janeiro.
     
    Para explorar os aspectos sociais, culturais e políticos do samba, os curadores Nei Lopes, Evandro Salles, Clarissa Diniz e Marcelo Campos reuniram cerca de 800 itens.
     
    A narrativa se faz através de obras de Candido Portinari, Di Cavalcanti, Heitor dos Prazeres, Guignard, Ivan Morais, Pierre Verger e Abdias do Nascimento; fotografias de Marcel Gautherot, Walter Firmo, Evandro Teixeira, Bruno Veiga e Wilton Montenegro; gravuras de Debret e Lasar Segall; parangolés de Helio Oiticica, e uma instalação de Carlos Vergara desenvolvida com restos de fantasias.
     
    O prato de porcelana tocado por João da Baiana e joias originais de Carmem Miranda são algumas das raridades em exibição.
     
    Além disso, cinco obras foram criadas especialmente para a exposição. Há também uma instalação interativa com destaque na Sala de Encontro e uma intervenção na entrada do museu com os nomes das etnias africanas escravizadas no Brasil.
     
    Para explorar os aspectos sociais, culturais e políticos do mais brasileiro dos ritmos, os curadores Nei Lopes, Evandro Salles, Clarissa Diniz e Marcelo Campos reuniram cerca de 800 itens. 
     
    Gustavo Speridião ocupa uma parede com uma obra inspirada na geografia do samba no Rio e João Vargas apresenta uma videoinstalação sobre o samba.
     
    Uma exposição imperdível!
     
     


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Ateliê Cosmonauta Mosaicos finaliza painel em homenagem ao intelectual Milton Santos
      Saiba Mais
      “Riscar o Chão” reúne fotos e gravuras tendo o corpo em movimento no Art Sesc
      Saiba Mais
      Casa Museu Eva Klabin: oficina lúdica e ateliê de restauro de obras de arte gratuitos
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO