O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) recebe a primeira edição brasileira de Voile/Toile – Toile/Voile (Vela/Tela – Tela/Vela), projeto seminal do artista Daniel Buren (1938, Boulogne-Billancourt), realizado em parceria com a Galeria Nara Roesler.
Iniciado em 1975, o trabalho transforma velas de barcos em suportes de arte, deslocando o olhar do espectador e ativando o espaço ao redor por meio do movimento, da cor e da forma. Ao longo de cinco décadas, o projeto foi apresentado em cidades como Genebra, Lucerna, Miami e Minneapolis, sempre em diálogo direto com a paisagem e o contexto locais.
Concebida originalmente em Berlim, em 1975, Voile/Toile – Toile/Voile destaca o uso das listras verticais que Daniel Buren define como sua “ferramenta visual”. O próprio título da obra explicita o deslocamento proposto pelo artista ao articular dois campos centrais do modernismo do século 20 — a pintura abstrata e o readymade —, transformando velas de barcos em pinturas e ampliando o campo de ação da obra para além do espaço expositivo.
Sobre o artista
Daniel Buren (Boulogne-Billancourt, França, 1938) é um dos principais nomes da arte conceitual desde os anos 1960. Membro fundador do grupo Buren, Mosset, Parmentier, Toroni, tornou-se internacionalmente conhecido pelo uso sistemático de listras verticais de 8,7 cm, aplicadas a diferentes superfícies, espaços arquitetônicos e contextos urbanos.
Instagram: @mam.rio