A terceira edição do Festival do Dia de los Muertos no Rio de Janeiro será realizada no Centro Cultural Correios; um evento que reunirá gastronomia, apresentações artísticas, música, artesanato e venda de roupas tradicionais.
A oferta gastronómica será responsabilidade dos principais serviços de comida mexicana da cidade, incluindo chefs mexicanos residentes no Rio de Janeiro que vão adicionar um toque especial de pratos caseiros e tradicionais. Também haverá sobremesas e bebidas típicas do México.
A programação, das 11h às 17h, terá apresentações de diversos artistas brasileiros que têm encontrado no México inspiração para suas obras, incluindo o grupo Mango Mambo e o bloco Bésame Mucho. E este ano teremos a participação especial do reconhecido cantor e compositor mexicano Armando Rosas.
O festival será decorado inteiramente com 'papel picado' trazido do México: bandeiras artesanais de cores que se referem a aspectos e personagens da tradição. E como um elemento protagonista da decoração, terá a montagem de uma Ofrenda de Día de Muertos: um altar oferecido aos que retornam, inspirado nos altares colocados em lares mexicanos. A Ofrenda estará integrada por comida, flores, bebidas e outros elementos simbólicos. Este será o ponto de encontro dos participantes ao Festival com quem nos visitaram esse dia desde o Mictlan.