Geraldo Melo lança o livro Fragmentos, com fotos tiradas em mais de 30 cidades pelo mundo. Foram quase 50 anos entre a primeira foto tirada em Salvador, em 1968, e as últimas séries feitas ano passado, nas viagens a Havana e Nova York. Nesse período, o fotógrafo Geraldo Melo passou por mais de 30 cidades ao redor do mundo, entre elas Amsterdã, Jerusalém, Faixa de Gaza, Macapá, Tanger, Kanpur e Varsóvia. A união de tantas histórias, cores e culturas está na edição bilíngue Fragmentos, que ganhou prefácio de Rogério Reis.
Durante o lançamento haverá a exibição do filme “Geraldo Melo, Fragmentos de um discurso fotográfico”, produzido pela Kairós Assessoria de Arte, com base no livro do fotógrafo. Na ocasião, a assessoria de arte receberá inscrições para leitura de portfólios pelo fotógrafo, que serão realizadas no mês de dezembro, em datas a serem agendadas.
Não importa onde esteja, Geraldo Melo sempre busca a essência humana em seus trabalhos. O artista, que já teve textos críticos escritos por nomes como Ferreira Gullar e Waly Salomão em trabalhos anteriores, também é o autor dos poemas que acompanham as mais de 100 fotos do livro Fragmentos. “Toda vez que uma imagem captura nossa atenção é por alguma identificação com o que estamos vivendo. Então, assim como um poema, podemos reler uma foto de diferentes maneiras de acordo com nossa capacidade de ver naquele momento”, comenta Geraldo, que em 2017 segue sua jornada em busca de fragmentos na Nigéria e no Vietnã.
Baiano, de Salvador, Geraldo Melo começou a carreira nos anos 70, como fotógrafo da revista Rolling Stones, no Rio de Janeiro. Formado em História da Arte pela UERJ, morou em Paris de 1976 a 1978, onde atuou como freelancer em publicações europeias. Ao voltar para o Brasil, trabalhou como diretor de cinema em documentários autorais e em filmes institucionais.
O artista tem obras em importantes instituições brasileiras e internacionais, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Musée Grançais de la Photographie, em Paris, o Museu de Arte Contemporânea São Paulo (MAC) e o Arbetets Museum, em Estocolmo. O artista é representado no Brasil pela Galeria Tramas, com sede no Rio de Janeiro.
Fotos, arte e texto – Geraldo Melo
Edição: Kairós Assessoria de Arte
Coordenação editorial – Karla Mourão
Tradução e revisão – Vitor Florenzano
Design – Caroline Santos
Páginas: 134
ISBN – 978-85-900295-2-6