A 22ª Flip, Festa Literária de Paraty, movimenta a cidade histórica entre os dias 10 e 13 de outubro. O público poderá acompanhar mesas literárias, lançamentos de livros e conversas sobre produções contemporâneas.
A programação das mesas é assinada pela curadora literária da Flip 2024, Ana Lima Cecílio, e, conta com mesas sobre escrita, leitura, contação de histórias e debates sobre questões de nosso tempo como nossa relação com a cidade, a tecnologia e a emergência climática.
As ações Flip + CCR incluem mobilidade gratuita durante os dias da festa com 4 rotas terrestres e 2 marítimas para facilitar o acesso dos paratienses à Flip e apoio especial à coleta seletiva dos resíduos gerados no centro histórico durante a festa.
A tenda da Central Flipinha já está colorindo Paraty. O Programa Educativo Flip inclui literatura e diálogos a partir do tema disparador de 2024: ponto de encontro.
Presente na matemática e na gramática, o ponto não possui dimensão ou forma, e orienta a leitura e indica as pausas para a outra. O encontro nos aproxima, nos coloca face a face, nos permite debates, embates e confluências. Nos pontos de encontro, linhas de pensamento se cruzam, perspectivas se tocam e corpos se abraçam.
A parceria Flip + Cinema da Praça completa três anos! O cinema é um equipamento público, situado na Praça da Matriz em Paraty, que nos dias da festa celebra o encontro entre literatura e cinema junto à Flip e à Cinemateca Brasileira.
A curadoria conjunta é uma colaboração entre Flip, Cinemateca Brasileira e Cinema da Praça e traz ao público, este ano, produções recentes inspiradas em obras literárias brasileiras, além de um recém-lançado documentário sobre a vida de Antonio Candido.
Os ingressos podem ser retirados a partir de uma hora antes do início de cada sessão na bilheteria do Cinema da Praça.