Quem gosta de poesia e nunca quis perguntar aos seus poetas preferidos quais são suas inspirações? Ou quais foram suas maiores influências? Ou o que os levou a começar a escrever poemas? Ou mesmo como ele foi construindo o seu estilo e sua sintaxe próprios?
Pois esse é o objetivo do projeto A Estante do Poeta, uma série de encontros mensais nos quais o poeta convidado revela essas curiosidades ao público. E apresenta ao espectador uma pequena parte do conteúdo de sua estante e mostra quais autores influenciam diretamente o seu trabalho e inspiram a criação da sua obra poética.
O também arquiteto, professor de história da arte, Nuno Rau será o convidado do também poeta Paulo Sabino para a 25º edição do projeto, no próximo dia 28 de novembro, às 18h, no Espaço Afluentes, no Centro do Rio de Janeiro (bem em frente à saída do metrô Carioca).
O evento é presencial e a entrada é franca, com direito a sorteio de três livros: “Mecânica Aplicada”, do autor, a antologia “Poesia para a pandemia” e a antologia do projeto “A Estante dos Poetas”, ambas organizadas por Sabino, criador da série. .
Nuno tem poemas publicados em diversas revistas literárias, e nas antologias "Desvio para o vermelho", do Centro Cultural São Paulo, "Escriptonita", que co-organizou, e "29 de Abril: o verso da violência", entre outras. Publicou o livro "Mecânica Aplicada", poemas, finalista do 60º Prêmio Jabuti e do 3º Prêmio Rio de Literatura, e no ano que vem vai lançar o livro de poemas "Prosa da cidade".
O convidado também ministra oficinas de poesia no Instituto Estação das Letras, onde também dirige a série "Concerto de Poesia", e é coeditor da revista digital de poesia mallarmargens.com.
"Acompanho A Estante do Poeta desde sua primeira edição, e vi passarem pelo evento poetas que foram essenciais para minha escrita. Esses fins de tarde ou começos de noite no Centro do Rio, ainda mais no Espaço Afluentes, com sua atmosfera propícia ao encontro, são especiais, e como se não bastasse tanta sinergia, tudo isso é regido pelo babalorixá Paulo Sabino, que tem um canal direto com todos os orixás da poesia. Será uma alegria poder conversar sobre caminhos e descaminhos que fizeram da poesia a minha vida!”, comemora o autor.
Desde a sua estreia, em 2019, A Estante do Poeta realizou um total de 24 encontros: 8 presenciais e os outros 16, remotos, através de lives. Todos eles sempre realizados no Espaço Afluentes, e as lives, disponibilizadas no perfil do Instagram e no canal do YouTube do Espaço.
Entre os autores que já mostraram um pedacinho de suas estantes estão os poetas Carmen Moreno, Alexandra Maia, Ricardo Aleixo, Lenita Estrela de Sá, Lau Siqueira, Adriana Lisboa, Nelson Ascher, Noélia Ribeiro, Edimilson de Almeida Pereira e Carlos de Assumpção. Já está em curso uma nova fase da Estante, repleta de nomes tão talentosos quanto estes.