O jornalista José Maria Rabêlo (90 anos), está lançando o livro História Geral de Minas. Sob sua organização e com a participação de outros autores, a publicação relata a formação de Minas desde os tempos pré-históricos, 12 a 13 mil anos atrás, quando viveu no território mineiro o povo de Luzia, cujo fóssil foi salvo do incêndio que atingiu recentemente o Museu Histórico Nacional. José Maria é responsável justamente pelo capítulo destinado aos primórdios da formação mineira até o início da exploração do ouro e dos diamantes, em fins do século 17.
Analisa ainda a ocupação do território mineiro pelos indígenas e a invasão e destruição de suas tribos pelos portugueses e bandeirantes paulistas, numa tragédia humana que resultou na morte de quatro a seis milhões de seus integrantes.
O livro dedica um espaço especial ao século 18, em que Minas se tornou um dos mais importantes polos da economia mundial, graças a suas riquíssimas reservas de ouro e diamante, que financiaram a reconstrução de Lisboa destruída pelo terremoto de 1755 e contribuindo para o financiamento da Revolução Industrial, ponto de partida do capitalismo moderno.
Tem ainda um capítulo sobre consolidação do Brasil como nação, com a abolição da escravatura, a proclamação da República e a eleição de seus dirigentes.
E culmina com os séculos 20 e 21, quando ocorrem os processos de industrialização e urbanização, fazendo do Brasil a oitava potência econômica mundial, ocupando o Estado de Minas Gerais o segundo lugar no ranking nacional. No capítulo são analisados, entre outros episódios, a Revolução de 1930, o Estado Novo, o regime militar, a redemocratização.
O lançamento no Rio de Janeiro será na segunda 11 de abril de 2019 no Restaurante La Fiorentina, a partir das 19h, Av. Atlântica, 458 - Leme.