Primeira parlamentar travesti no Estado do Rio de Janeiro, Benny Briolly lança o livro de memórias “Mulher da vida”, pela editora Oficina Raquel. O evento de lançamento será na Livraria da Travessa de Niterói, nesta terça-feira, dia 16 de abril, com debate incluindo as participações de Dandara Suburbana, Luisa Marzullo e Sara Vagner York.
Nascida e criada na periferia de Niterói, a vereadora Benny Briolly é uma ativista dos direitos humanos e da liberdade religiosa.
No livro, Benny reafirma a identificação com a militância progressista, recorda a proximidade com Marielle Franco, e levanta a bandeira, incansável, da luta pela justiça social e pela liberdade religiosa.
Benny chegou a ter que se ausentar do país, após receber uma série de graves ameaças de morte. Hoje está inserida no programa de proteção do Estado, ao mesmo tempo em que se destaca como uma das parlamentares mais atuantes de seu município.
“Benny soube romper com a lógica do fundamentalismo religioso que a aprisionou até o final de sua adolescência, ousou ser e viver seu eu, sua ancestralidade, sua forma de ver e sentir o mundo. Em meio à violência transfóbica (..), ela escolheu viver e por isso é uma mulher forjada pela vida como ela é.”, avalia Taliria Petrone na texto de apresentação da obra.
Benny Briolly é presidente da Comissão da Mulher, dos Direitos Humanos, da Criança, do Adolescente da Câmara Municipal de Niterói e já foi ameaçada de morte cerca de 30 vezes pelas redes sociais e por e-mail, antes e depois de ser eleita vereadora.
Dados do livro:
Título: Mulher da vida: narrativas de um corpo político
Autor: Benny Briolly
ISBN: 9788595001077
Editora: Oficina Raquel
Páginas: 128 pág
Preço: R$ 58,00
Dimensões: 13x18
Gênero: Memórias
TAGs: LDBTQIA+, diversidade, transgeneridade, mulher trans, biografia, memórias