Com uma belíssima vista para o Passeio Público, a biblioteca do Goethe-Institut é um segredinho que poucos conhecem no Rio.
Aberta ao público, permite a consulta de livros e outras mídias gratuitamente. Para o empréstimo domiciliar é preciso se inscrever apresentando uma identidade, um comprovante de residência atualizado e fazer o pagamento de uma taxa.
A biblioteca pertence à instituição cultural Goeth-Institut, cujo propósito é difundir a língua e a cultura alemã.
São milhares de livros, DVDs e CDs que podem ser utilizados diariamente num espaço moderno, com computadores conectados à internet, poltronas com mini Ipads para navegar na rede ou ouvir música e a moderna cadeira acústica giratória onde é possível ouvir conteúdo digital.
Entre os DVDs, obras de Werner Herzog e Fritz Lang. E o melhor: a maioria dos filmes são legendados em português.
É possível consultar também revistas diversas, mapas e catálogos. Tem ainda a Onleihe, uma biblioteca digital que permite download de mídias como e-books, arquivos de áudio e vídeo, revistas e jornais eletrônicos para um computador.
Milhares de conteúdos podem ser baixados 24 horas por dia, sete dias da semana, no conforto de casa.
O uso do Onleihe é gratuito a todos os leitores cadastrados na biblioteca.
Para levar livros emprestados é necessário fazer um cadastro apresentando carteira de identidade, comprovante de residência e pagar uma taxa anual de R$ 35.
Aposentados, universitários, estudantes, professores, usuários da BiblioMaison, das Bibliotecas do Instituto Cervantes, do Instituto Brasil-Estados Unidos ou do Intituto Italiano de Cultura (todos mediante comprovação) pagam anuidade de R$ 20.
Alunos do Goethe-Institut estão isentos da taxa de inscrição.