A Casa Sesc amplia sua programação na Flip 2026 com uma agenda que reúne alguns dos principais nomes da literatura e do pensamento contemporâneo.
Além da já anunciada mesa entre Angela Davis e Wole Soyinka, o espaço do Sesc RJ recebe autores como Ana Maria Gonçalves, Socorro Acioli, Cidinha da Silva, Edimilson de Almeida Pereira, Monique Malcher, Muniz Sodré e Carlos Eduardo Pereira, show de Chico César e Anelis Assumpção e performance poética de Arnaldo Antunes em quatro dias de mesas, leituras, performances e intervenções poéticas, entre 23 e 26 de julho, em Paraty.
A programação reúne escritores, intelectuais e artistas brasileiros e internacionais em encontros que abordam temas como memória, ancestralidade, inteligência artificial, tradução, saúde mental e os desafios da criação literária na contemporaneidade. Ao longo dos quatro dias, o público poderá acompanhar conversas inéditas, apresentações artísticas e experiências de mediação de leitura distribuídas pelos diferentes espaços da Casa Sesc.
Entre os destaques está “As muitas tramas de Minas”, mesa que reúne Ana Maria Gonçalves e Edimilson de Almeida Pereira, com mediação de Tarso de Melo, para uma conversa sobre as trajetórias de dois autores que ajudaram a redefinir os rumos da literatura brasileira contemporânea. A programação também recebe uma edição especial do podcast Angu de Grilo, em que Flávia Oliveira e Isabela Reis entrevistam Muniz Sodré, e a mesa “O que nos assombra”, com Socorro Acioli e Monique Malcher, mediadas por Bianca Santana.
Já anunciada anteriormente, a mesa “América e África: uma conversa Atlântica” reúne Angela Davis e Wole Soyinka, com mediação de Flávia Oliveira, em um encontro inédito que propõe reflexões sobre liberdade, literatura, pensamento crítico e as conexões históricas e culturais entre África e Américas.
As apresentações de Arnaldo Antunes, Chico César e Anelis Assumpção promovem diálogos entre literatura, música e oralidade. Arnaldo abre a programação noturna com uma performance poética em que explora as múltiplas possibilidades sonoras da palavra; Anelis apresenta o show Pitadas de SAL, aproximando canção, poesia e oralidade em um formato intimista; e Chico César leva ao palco FOFO, espetáculo baseado em seu mais recente álbum, que revisita composições escritas no início de sua trajetória.
A programação reúne ainda outras vozes relevantes da literatura contemporânea brasileira. Em “Entre romances e contos: os limites dos gêneros no agora”, os premiados escritores Cidinha da Silva e Carlos Eduardo Pereira, com mediação de Yasmin Santos, discutem os desafios de narrar o presente e as possibilidades da criação literária em um momento de transformações estéticas, políticas e sociais.
A literatura também aparece em diálogo com outras áreas do conhecimento e da criação. A mesa “Inteligência artificial, narrativas e poder: quem escreve o futuro?” reúne Nina da Hora, Sil Bahia e Lu Ain-Zaila para refletir sobre autoria, ética, vieses algorítmicos e os impactos da inteligência artificial na produção e circulação de narrativas. Já em “Trânsito entre as Artes e a Ciência”, Ana Kemper e Castiel Vitorino Brasileiro discutem como diferentes formas de conhecimento se atravessam na construção de novas maneiras de perceber e habitar o mundo.
As práticas de leitura, formação de leitores e circulação do livro também ocupam lugar central na programação. Em “Pelo direito de ler e escrever”, Silvia Castrillón e Eliana Yunes, com mediação de Adriana Ferrari, discutem a leitura como direito cultural e o papel das bibliotecas e da mediação na promoção da democracia e da justiça social. A conversa dialoga diretamente com o trabalho desenvolvido pelo Sesc RJ em suas bibliotecas, ações itinerantes e projetos de incentivo à leitura. Na mesma perspectiva, “Mediação literária: encontros, territórios e sentidos da leitura” reúne Volnei Canônica e Bel Santos Mayer, com mediação de Galeno Amorim, para refletir sobre experiências de formação de leitores em diferentes territórios e contextos sociais.
A tradução também ganha espaço como processo de criação artística na mesa “Tradução como criação”, em que Flânoir Bruno, floresta e Stephanie Borges compartilham experiências sobre os desafios de transpor textos entre idiomas, culturas e linguagens, abordando diferentes gêneros literários, da poesia à dramaturgia.
A programação contempla ainda experiências que aproximam literatura, oralidade e acessibilidade. Em “A vida em estado de linguagem”, Calila das Mercês e Anelis Assumpção, com mediação de Bianca Santana, conversam sobre memória, afetos e criação artística a partir do trânsito entre literatura, poesia e música. Já a performance “Na surdina: performance literária em Libras e em Português”, com Elinilson Soares e Lucas Sol, propõe uma experiência poética em que voz, corpo, gesto e língua de sinais ocupam o mesmo espaço cênico, ampliando as possibilidades de fruição estética para pessoas surdas e ouvintes. A apresentação integra o projeto Arte da Palavra – Circuito de Oralidades, promovido pelo Sesc Brasil.
Além das mesas, a Casa Sesc promove performances, intervenções poéticas e atividades contínuas, como as mediações de leitura da Cia. Trilhos e ações como Biscoitinhos da Sorte, de Mikamesmo, Retire um poema, de Yassu Noguchi, Cartas de Amor de Outrora, de Aline Miranda, e Converso com mães, de Letícia Bassit, ampliando a experiência do público para além dos debates.
SERVIÇO
Casa Sesc na Flip 2026
Data: 23 a 26 de julho de 2026
Endereço:
Classificação: Livre
Acessibilidade: Libras e audiodescrição
QUINTA-FEIRA | 23 DE JULHO
10h às 11h15
Pelo direito de ler e escrever
Com Silvia Castrillón e Eliana Yunes
Mediação: Adriana Ferrari
12h às 14h
Leituras poéticas com André Capilé e APÊAGÁ
14h às 15h15
Mediação literária: encontros, territórios e sentidos da leitura
Com Volnei Canônica e Bel Santos Mayer
Mediação: Galeno Amorim
16h às 17h15
Trânsito entre as Artes e a Ciência
Com Ana Kemper e Castiel Vitorino Brasileiro
Mediação: Moisés Nascimento (Sesc RJ)
18h às 19h
Angu de Grilo entrevista Muniz Sodré
20h às 21h
Performance poética por Arnaldo Antunes
SEXTA-FEIRA | 24 DE JULHO
10h às 11h15
A vida em estado de linguagem
Com Calila das Mercês e Anelis Assumpção
Mediação: Bianca Santana
12h às 14h
Leituras poéticas com Slam de Surdes e Valeska Torres
14h às 15h15
Inteligência artificial, narrativas e poder: quem escreve o futuro?
Com Nina da Hora, Sil Bahia e Lu Ain Zala
Mediação: Joyce Freitas Brandão (Sesc RJ)
16h às 17h15
Entre romances e contos: os limites dos gêneros no agora
Com Carlos Eduardo Pereira e Cidinha da Silva
Mediação: Yasmin Santos
18h às 19h
As muitas tramas de Minas
Com Ana Maria Gonçalves e Edimilson de Almeida Pereira
Mediação: Tarso de Melo
20h às 21h
Show poético Pitadas de SAL, com Anelis Assumpção
SÁBADO | 25 DE JULHO
10h às 11h15
Tradução como criação
Com Flânoir Bruno, floresta e Stephanie Borges
Mediação: Diogo Brunner (Sesc Paraty)
12h às 14h
Na surdina: performance literária em Libras e em Português
Com Elinilson Soares e Lucas Sol (Arte da Palavra)
16h às 17h15
O que nos assombra
Com Socorro Acioli e Monique Malcher
Mediação: Bianca Santana
18h às 19h
América e África: uma conversa Atlântica
Com Angela Davis e Wole Soyinka
Mediação: Flávia Oliveira
20h às 21h
Show “FOFO” com Chico César
DOMINGO | 26 DE JULHO
10h às 11h15
Apresentação da coleção De Bem do Sesc RJ: reflexões em educação ambiental
Com Helena Oliveira
ATIVIDADES CONTÍNUAS
Mediação de leitura “Aconchego do Conto” – Cia. Trilhos
23 a 25 de julho, das 10h às 18h
26 de julho, das 10h às 14h
Intervenção poética “Biscoitinhos da Sorte Poéticos” – Mikamesmo
23 a 26 de julho
Intervenção poética “Retire um Poema” – Yassu Noguchi
23 a 26 de julho
ATIVIDADES EXTERNAS
“Correio do Amor de Outrora: sua carta de amor por encomenda” – Aline Miranda
23 e 24 de julho, das 10h às 16h
“Converso com mães” – Letícia Bassit
25 de julho, das 10h às 16h
26 de julho, das 10h às 14h