A Bienal Internacional do Livro completa 40 anos em grande estilo! A sua edição histórica, que acontece de hoje até 10 de setembro, no Rio de Janeiro, promete ficar na memória de autores, curadores, expositores e, claro, do público.
A expectativa é elevadíssima, com a presença de mais de 300 autores em mais 200 horas de programação de diferentes áreas no Riocentro, espaço de convenções na Barra da Tijuca O mega evento é organizado pela GL Events Exhibitions em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
A Bienal do Livro foi modernizada e, mesmo após quatro décadas, se mantém atualizada nos assuntos do mundo contemporâneo e nas questões vigentes do livro, como a preservação dos direitos autorais, o uso da Inteligência Artificial (IA), os desafios da transformação tecnológica no mercado, o universo das webcomics e a produção de quadrinhos on-line, Fanfics, múltiplas plataformas e muito mais.
Por lá, o público vai encontrar nomes já conhecidos de todas as Bienais, como Mauricio de Sousa, Ana Maria Machado, Thalita Rebouças e Mário Sérgio Cortella. Autores de grande apelo popular e de sucesso entre os jovens, como Valter Hugo Mãe, Carla Madeira, Cassandra Claire, Julia Quinn e Jenna Evans Welch.
Haverá também escritores de primeira viagem autografando livros e em atrações oficiais da Bienal, como Neal Shusterman, autor do best-seller O Ceifador (ed. Seguinte), e Lynn Painter, autora de Melhor do que nos filmes (ed. Intrínseca), além da presença de influenciadores digitais, como Pedro Pacífico.
Bienal das Narrativas
Neste ano, um coletivo curador, dedicado a trabalhar de forma transversal e integrada à leitura, apresentará uma programação extremamente rica, que aponta tendências para o futuro do livro com atrações em formatos experiências variadas para leitores de todas as idades.
Entre as novidades, o tradicional Café Literário virá totalmente reformulado, com novos formatos, como o Páginas no Palco, que proporcionará performances, leituras e monólogos de grandes personalidades do teatro, com peças adaptadas dos livros. Em Primeira Pessoa, o espaço vai receber autores consagrados para conversar com os fãs, em estilo semelhante ao TedTalks. E o Sextou com Simas, que vai oferecer ao público uma conversa descontraída, em clima de boteco, com a apresentação do escritor, professor e historiador Luiz Antonio Simas.
O Estação Plural vai se transformar para incluir as diversas maneiras de se trabalhar o conteúdo, como o formato Páginas na Tela, que será o centro das narrativas audiovisuais e discussões da Bienal sobre as obras literárias que originaram filmes, novelas, séries e minisséries.
Um outro novo espaço é o Palavra-Chave, que promete trazer muita emoção com bate-papos sobre romances de época a questões do universo da fantasia à cultura pop. Na agenda, já estão confirmadas festas temáticas e pocket shows. Um dos eventos mais aguardados pelo grande público do evento será o baile de máscaras com traje à fantasia da Julia Quinn, autora do mega sucesso Os Bridgertons.
Ainda dentro do Palavra-Chave, acontecerá a estreia do Entra na Roda, formato inspirado no programa Roda Viva, que estreou na TV na década de 80. Grandes autores serão entrevistados por formadores de opinião. Todos estarão sentados em formato de roda, com o escritor convidado no centro do círculo.
O público infantil também não ficou de fora das novidades. Um enorme espaço imersivo vai conectar os pequenos leitores com os seus autores preferidos através de uma programação lúdica e envolvente. Com 600 m², o lugar terá três ambientes e será inspirado no clássico livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.
Confira a programação completa e informações sobre ingressos no
site da Bienal.