Sábado é dia de celebrar a leitura durante a Festa Literária de Anchieta (Flian).
Realizado pela biblioteca A Casa Amarela, o evento acontecerá na Praça Nazaré a partir das 9h e vai reunir mais de 60 autores independentes, artistas, educadores e leitores de todas as idades.
A programação, gratuita e diversa, terá feira de livros, apresentações culturais, roda de conversa com escritores, feira de mulheres empreendedoras, brincadeiras para o público infantil e shows do Imaginasamba (18h) e do palhaço Topetão (16h). São aguardadas 5 mil pessoas na festa.
Um dos destaques será o Concurso de Redação e Poesia, com premiações para incentivar novos talentos literários da região – estudantes e moradores a partir de 10 anos podem participar. Além disso, a escola com o maior número de inscritos ganhará uma menção honrosa especial, valorizando o engajamento coletivo com a leitura e a escrita. A Flian parte do calendário oficial do Rio Capital Mundial do Livro, como uma das feiras literárias reconhecidas pela cidade.
“A leitura carrega consigo o poder da transformação, através dos livros podemos percorrer o mundo sem sair da nossa casa. E esses aprendizados nos tornam pessoas melhores, nos acompanham para sempre. O livro é um artigo de primeira necessidade, deve estar ao alcance de todos. Foi essa ideia que motivou a criação da Flian. A festa nasceu para democratizar o acesso ao conhecimento e à cultura”, ressalta Samara Ferreira, bibliotecária da Casa Amarela.
A Flian é realizada com recursos do Edital Feiras Literárias - Edição Rio Capital Mundial do Livro, integrado à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), promovido pelo Governo Federal, Ministério da Cultura.